UFVJM oferece terapia ocupacional para comunidade acadêmica

publicado: 16/08/2024 18h32, última modificação: 16/08/2024 18h32
Atendimento é para todos os campi

A UFVJM oferece atendimento com terapeuta ocupacional para a comunidade acadêmica de todos os seus campi. O serviço pode ser solicitado por estudantes, professores, técnicos administrativos e terceirizados da UFVJM que apresentam alguma limitação ou incapacidade em realizar atividades do dia a dia, do trabalho ou acadêmicas, e de lazer, independentemente da faixa etária. O atendimento deve ser requisitado por meio de envio de e-mail para , pelo telefone (38) 3532-1200 - ramais 8116 / 8129, ou presencialmente, no Campus JK - Bloco 4 - Sala 6 (antigo prédio da Faculdade de Medicina), em Diamantina.

De acordo com a terapeuta ocupacional da UFVJM, Hamanda Mascarenhas, a terapia ocupacional é um acompanhamento especializado que visa intervir junto às pessoas que manifestam dificuldades no desempenho de atividades de autocuidado, trabalho, acadêmicas e lazer. “Essas dificuldades podem ser decorrentes de alterações nas funções físicas, cognitivas, comportamentais e sociais. E os principais objetivos da terapia ocupacional são desenvolver, manter, ampliar e aprimorar o desempenho ocupacional nas diversas atividades do cotidiano”, explica a terapeuta.

Hamanda destaca que “a terapia ocupacional é essencial na universidade, porque promove inclusão, acessibilidade e qualidade de vida. Para os estudantes, oferece suporte para melhorar o desempenho acadêmico, lidar com a ansiedade, desenvolver habilidades de vida e promover a saúde. Para os professores e técnicos, fornece capacitação, estratégias de ensino inclusivas e apoio na prevenção de alterações na condição de saúde. Para os funcionários terceirizados, promove saúde ocupacional, um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, além de iniciativas de prevenção e promoção de saúde. Assim, cria uma comunidade universitária mais equitativa e acolhedora para todos”.

Mais informações sobre o serviço de terapia ocupacional, como documentação necessária para agendar atendimento, estão na Carta de Serviços da UFVJM, que pode ser acessada aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social