Institucional

publicado: 16/08/2024 18h53, última modificação: 16/08/2024 21h26
Veículo do projeto Saúde Digital Móvel pegou estrada em 14/8, com consultórios móveis e doações para população atingida

Carreta da UFVJM sai de Diamantina para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul 01 Carreta da UFVJM sai de Diamantina para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul 02
Carreta do projeto Saúde Digital Móvel sai do campus-sede da UFVJM rumo a Porto Alegre, para atender população atingida pelas enchentes, com consultórios móveis e doações (Fotos: Helisamara Guedes/UFVJM)

Uma das carretas da UFVJM utilizada no projeto Saúde Digital Móvel saiu de Diamantina, campus-sede da universidade, no último dia 14 de agosto. O destino é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde ficará por três meses, atendendo a população atingida pelas enchentes por meio de seus consultórios móveis, além de levar milhares de itens arrecadados para serem distribuídos aos mais necessitados.

“Temos a satisfação de anunciar que a nossa carreta com os consultórios móveis está se dirigindo para o Rio Grande do Sul para ajudar a população atingida no último desastre ambiental. E ela ainda vai totalmente carregada de doações”, comemora o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, dirigindo-se, especialmente, à reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Campos Pellanda, que receberá a carreta na capital gaúcha.

Até o final do mês de novembro, a carreta ficará à disposição da população para que sejam feitas, em seus consultórios móveis, consultas clínicas, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, trabalho direcionado à saúde mental, além dos três exames pactuados com o Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde Digital Móvel: retinografia, eletrocardiograma e dermatoscopia. A ação está sendo possível graças a uma parceria estabelecida entre a UFVJM, Ministério da Saúde e UFCSPA, entre outras instituições de saúde locais.

A iniciativa partiu da professora Liliane da Consolação Campos Ribeiro, coordenadora do Saúde Digital Móvel, um projeto da Diretoria de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, que conseguiu ampliar o Termo de Execução Descentralizada (TED) do projeto para contemplar a ação no Rio Grande do Sul, custeada pelo Ministério da Saúde. “O objetivo da extensão universitária é atender às demandas vindas da comunidade. Nas reuniões em que participamos, ficamos sabendo que, das 14 unidades de saúde de Porto Alegre que ficaram submersas nas enchentes, 12 estão sem estrutura física e equipamentos para atendimento. Decidimos então fazer a nossa parte, colaborando um pouco com a reestruturação do serviço de saúde. Assim, a nossa carreta vai direto para o Bairro Arquipélagos, que hoje é o local que mais precisa, e vai servir mesmo como estrutura física para atendimento”, relata a diretora de Extensão da Proexc, Helisamara Mota Guedes.

A diretora explica também que a equipe do projeto Saúde Digital Móvel vem realizando um trabalho bem próximo às autoridades de Porto Alegre, desde o mês de maio, para que a unidade móvel da universidade seja útil e acessível às pessoas mais desassistidas. “Nesse sentido, a coordenadora Liliane e a enfermeira Mariana Roberta Lopes Simões vão se deslocar para Porto Alegre, nos próximos dias, para capacitar a equipe de lá na realização dos três exames que são as nossas metas pactuadas com o Ministério da Saúde no âmbito do Saúde Digital Móvel. A carreta ficará sob a responsabilidade da pró-reitora de extensão da UFCSPA, Mônica Maria Celestina de Oliveira. Desejamos que, de fato, a saúde chegue para as pessoas que mais necessitam”, completa a diretora Helisamara.

Doações arrecadadas

Além de atuar como espaço físico para atendimentos de saúde, a carreta da UFVJM foi para Porto Alegre totalmente carregada de doações, que foram arrecadadas entre a comunidade acadêmica do Campus JK, em Diamantina. “Foi uma iniciativa e um trabalho muito bacana dos alunos do Grupo Aprimora, do curso de Educação Física, e de alunos do curso de Engenharia Geológica, coordenados pela nossa vice-reitora, Flaviana Vieira Tavares. Eles mesmos separaram em pacotes, por sexo e faixa etária. São roupas femininas, masculinas e infantis, brinquedos, materiais escolares e de higiene pessoal, dentre outras doações de vários estudantes, servidores e colaboradores terceirizados do nosso campus-sede”, explica Helisamara.

Doações arrecadadas no Campus JK são colocadas na carreta do projeto Saúde Digital Móvel para serem distribuídas entre população de Porto Alegre atingida pelas enchentes (Fotos: Helisamara Guedes/UFVJM)

“Isso é a nossa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri fazendo a diferença por onde passa. Meu agradecimento à enfermeira Mariana, à coordenadora Liliane, à diretora Helisamara pela liderança e à professora Flaviana pela organização das doações junto aos alunos. E, aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, o nosso abraço caloroso. Melhoras para a reconstrução de vocês”, finaliza o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman.

Por Coordenadoria de Comunicação Social