Institucional

UFVJM informa interrupção de serviço de ônibus após corte orçamentário para 2024

publicado: 07/03/2024 16h50, última modificação: 07/03/2024 16h49
Gestão já trabalha por parcerias para minimizar impactos

A Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae) da UFVJM informa que o serviço de ônibus do Intertranspor, que atualmente oferece ônibus gratuito no trajeto Moradia/Campus JK e Campus I/ Campus JK, será interrompido. A medida foi imposta por uma redução de 11,5% no orçamento destinado ao funcionamento da universidade para o ano de 2024.

De acordo com a pró-reitoria, “entendendo o impacto dessa interrupção, em caráter temporário, o serviço do Intertranspor será mantido no trajeto Moradia/Campus JK e Campus JK/Moradia até que todos os discentes classificados no Programa de Assistência Estudantil, para o 1º semestre de 2024 de Diamantina, tenham acesso à primeira parcela do auxílio-manutenção”.

Para o 1º semestre de 2024, a UFVJM divulga os horários temporários de circulação do ônibus:

Moradia (MEU) - Campus JK

IDA
13h50

Campus JK - MEU

IDA
11h10
12h10
17h30
22h50

Mais informações sobre essa medida estão na live realizada pela gestão no último dia 1º de fevereiro, disponível no canal da Proaae no YouTube. No momento, foram apresentados aos estudantes os motivos da interrupção do serviço e mais detalhes sobre a situação. Acesse a live aqui.

Gestão busca parcerias para minimizar os impactos dos cortes

O reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, informou que, diante da interrupção do serviço de ônibus para os estudantes, está trabalhando para firmar parcerias e minimizar os impactos dos cortes no orçamento. “Na última sexta-feira, (1º/3), a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) esteve na UFVJM e comprometeu-se com a liberação de recursos para a Prefeitura Municipal de Diamantina, com o intuito de subsidiar o transporte para todos os estudantes da cidade”, destaca Heron.

De acordo com o reitor, foi encaminhado ofício ao prefeito municipal, na condição de autoridade competente, para dar andamento à solicitação. Além disso, também foi realizada uma reunião da reitoria com o prefeito Juscelino Brasiliano Roque, que contou com a participação do pró-reitor de Administração, Donaldo Rosa Pires Júnior. “O prefeito comprometeu-se em liderar esforços coletivos para a redução da tarifa de ônibus”, ressalta o reitor.

Além da busca por emendas parlamentares, a reitoria também está empenhada na busca de recursos para que o orçamento da UFVJM deste ano seja complementado e, com isso, poder aumentar os investimentos em assistência estudantil. “A reitoria fará todos os esforços para recompor o orçamento da nossa universidade. Gostaríamos de implantar um auxílio para as estudantes que são mães e aumentar as bolsas. Porém, com a restrição orçamentária, trabalharemos para a utilização mais eficiente dos recursos de que dispomos. Em proporção, registramos o pior orçamento dos últimos anos no exercício 2024", afirma o reitor da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social