UFVJM inicia 2024 com mais de 500 formandos

publicado: 08/03/2024 14h21, última modificação: 11/03/2024 14h05
Cerimônias de colação de grau foram realizadas nas quatro cidades onde a universidade tem campus

Colação de Grau em Unaí
Colação de grau em Unaí

O ano de 2024 chegou representando nova fase para 515 alunos da UFVJM. Depois de anos de dedicação, eles viveram o momento da esperada colação de grau e de iniciar uma nova fase de vida, a de graduados pela UFVJM. Nas cerimônias de colação no mês de fevereiro e o último evento agora em março (1º/3), a UFVJM entregou novos profissionais ao mercado de trabalho de cursos nas quatro cidades onde tem campus: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. As cerimônias de colação de grau são realizadas, normalmente, no fim de cada semestre letivo, de acordo com os calendários acadêmicos divulgados aqui.

Em Diamantina foram 376 formandos, dos cursos de: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); Ciencias Biológicas, Educação Física – Bacharelado e Educação Física – Licenciatura, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS); Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT); Química e Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet); e Ciências Humanas, Geografia, Humanidades, História, Letras, Pedagogia e Turismo, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH).

Em Janaúba foram realizadas colações de grau dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT), com total de 25 formandos. Já em Teófilo Otoni, foram 89 formandos, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática e Serviço Social, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae); e Ciência e Tecnologia; Engenharia Civil; Engenharia Hídrica e Engenharia de Produção, do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet). E em Unaí, foram mais 28 formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, do Instituo de Ciências Agrárias (ICA).

A aluna do curso de Engenharia de Minas, de Janaúba, Cândida Milena Basílio de Almeida, conta em seu discurso como oradora da turma um pouco sobre a experiência de ser aluna da UFVJM e da emoção em chegar à formatura. No caso da Cândida, que é de Angola, a experiência de estudar na UFVJM também é a oportunidade de viver em um país diferente.

Confira o discurso:

Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “ver a emoção dos pais, familiares e dos formandos é um privilégio. A formatura é o momento de coroar a trajetória de esforço e dedicação de cada estudante. É o momento de celebrar o papel inclusivo que nossa universidade oferece nas nossas regiões de atuação. Pretendemos amplificar a participação da reitoria nas cerimônias e contribuir para que sejam momentos festivos e significativos".

Já a vice-reitora da UFVJM, Flaviana Tavares, destaca que o momento representa “devolver o investimento que a sociedade faz na instituição pública ao Vale do Mucuri, ao Vale do Jequitinhonha, a Minas Gerais e ao país. Estamos entregando profissionais muito bem qualificados, com envolvimento em projetos de pesquisas, participação em eventos acadêmicos, em projetos de ensino e projetos extensão que aproximam a universidade da comunidade. Ver nossos formandos encerrando o ciclo de formação universitária em nível de graduação, seguindo seus sonhos e colaborando para o desenvolvimento de nossa região, é motivo de comemoração para nós!”

As datas das próximas cerimônias de colação de grau, neste ano de 2024, incluindo os cursos da área da saúde oferecidos pela UFVJM, podem ser conferidas aqui.

Colação de Grau no Campus do Mucuri 1 Colação de grau no Campus do Mucuri 2
Colação de grau no Campus do Mucuri

Formandos do cruso de Pedagogia Formandos do curso de Agronomia
Formandos dos cursos de Pedagogia e Agronomia/FCA