Notícias
Institucional
UFVJM inicia 2024 com mais de 500 formandos
Colação de grau em Unaí
O ano de 2024 chegou representando nova fase para 515 alunos da UFVJM. Depois de anos de dedicação, eles viveram o momento da esperada colação de grau e de iniciar uma nova fase de vida, a de graduados pela UFVJM. Nas cerimônias de colação no mês de fevereiro e o último evento agora em março (1º/3), a UFVJM entregou novos profissionais ao mercado de trabalho de cursos nas quatro cidades onde tem campus: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. As cerimônias de colação de grau são realizadas, normalmente, no fim de cada semestre letivo, de acordo com os calendários acadêmicos divulgados aqui.
Em Diamantina foram 376 formandos, dos cursos de: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); Ciencias Biológicas, Educação Física – Bacharelado e Educação Física – Licenciatura, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS); Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT); Química e Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet); e Ciências Humanas, Geografia, Humanidades, História, Letras, Pedagogia e Turismo, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH).
Em Janaúba foram realizadas colações de grau dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT), com total de 25 formandos. Já em Teófilo Otoni, foram 89 formandos, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática e Serviço Social, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae); e Ciência e Tecnologia; Engenharia Civil; Engenharia Hídrica e Engenharia de Produção, do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet). E em Unaí, foram mais 28 formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, do Instituo de Ciências Agrárias (ICA).
A aluna do curso de Engenharia de Minas, de Janaúba, Cândida Milena Basílio de Almeida, conta em seu discurso como oradora da turma um pouco sobre a experiência de ser aluna da UFVJM e da emoção em chegar à formatura. No caso da Cândida, que é de Angola, a experiência de estudar na UFVJM também é a oportunidade de viver em um país diferente.
Confira o discurso:
Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “ver a emoção dos pais, familiares e dos formandos é um privilégio. A formatura é o momento de coroar a trajetória de esforço e dedicação de cada estudante. É o momento de celebrar o papel inclusivo que nossa universidade oferece nas nossas regiões de atuação. Pretendemos amplificar a participação da reitoria nas cerimônias e contribuir para que sejam momentos festivos e significativos".
Já a vice-reitora da UFVJM, Flaviana Tavares, destaca que o momento representa “devolver o investimento que a sociedade faz na instituição pública ao Vale do Mucuri, ao Vale do Jequitinhonha, a Minas Gerais e ao país. Estamos entregando profissionais muito bem qualificados, com envolvimento em projetos de pesquisas, participação em eventos acadêmicos, em projetos de ensino e projetos extensão que aproximam a universidade da comunidade. Ver nossos formandos encerrando o ciclo de formação universitária em nível de graduação, seguindo seus sonhos e colaborando para o desenvolvimento de nossa região, é motivo de comemoração para nós!”
Colação de grau no Campus do Mucuri
Formandos dos cursos de Pedagogia e Agronomia/FCA
Formandos dos cursos de Química e Sistemas de Informação
Reitor participa de colação de grau em Janaúba
Vice-Reitora participa de colação de grau no Campus do Mucuri
Por Coordenadoria de Comunicação Social