UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais

publicado: 23/01/2024 18h51, última modificação: 24/01/2024 09h57
Universidade oferece mais de 2.600 mil vagas de graduação em 2024

UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: campi da UFVJM em Unaí, Janaúba, Diamantina e Teófilo Otoni
(Arquivo Coordenadoria de Comunicação Social)

A UFVJM está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais. Além de ter campus nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, a universidade também conta com mais de 40 polos de Educação a Distância no estado. Isso significa que a UFVJM alcança mais da metade do território mineiro, abrangendo as regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas.

As oportunidades para usufruir de uma educação pública, federal e de qualidade estão em mais de 50 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância. Só pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFVJM está oferecendo, neste ano de 2024, quase 2 mil vagas. Já pela Seleção Seriada (Sasi), processo seletivo realizado pela própria universidade, são mais 653 vagas. E ainda tem os programas de mestrado e doutorado, que já somam 24; e 10 cursos de especialização, em todas as áreas do conhecimento.

Com mais de 70 anos de história - iniciada em 1953, como Faculdade de Odontologia de Diamatina, transformada em Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod), e, posteriormente, em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) - neste ano, a instituição vai completar 19 anos de existência como universidade. Criada em 8 de setembro de 2005, a UFVJM já alcança, em suas ações, cerca de 3 milhões de pessoas, considerando o número de habitantes por município ou mesorregião da sua área de abrangência.

Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “esses números representam uma grande oportunidade para todos os jovens da nossa região ingressarem numa instituição federal de ensino que tem qualidade e tradição. Além disso, demonstram a importância da nossa universidade para alavancar o desenvolvimento da nossa região, promovendo formação de qualidade, trabalho qualificado e geração de renda e emprego”.

A vice-reitora, Flaviana Tavares, também destaca o papel da UFVJM para a promoção do desenvolvimento das regiões em que está inserida. “Ter a universidade nessas regiões é ampliar o alcance de acesso ao ensino superior público para jovens e adultos que antes não tinham essa perspectiva em suas vidas. Também representa a contribuição da educação para o desenvolvimento local e regional”, reflete.

Mais informações sobre as ações da UFVJM, incluindo detalhes sobre processos seletivos, podem ser acessadas por meio dos veículos de comunicação oficial da universidade. Além do portal, a universidade conta com perfis no Instagram, Facebook, Twitter, Telegram e YouTube. E também foram criadas listas de transmissão no WhatsApp, para quem quiser receber notícias sobre a UFVJM. Basta enviar uma mensagem para o número (38) 3532-6915, solicitando inclusão do contato na lista.

Por Coordenadoria de Comunicação Social