Ensino, Pesquisa e Extensão

Congresso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é reconhecido como um dos maiores eventos on-line do país

publicado: 23/01/2024 18h43, última modificação: 23/01/2024 18h43
Evento recebeu, pela segunda vez, prêmio da plataforma Even3

O Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBICET), presidido pela professora Poliana Mendes de Souza, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, foi reconhecido como um dos maiores eventos on-line do país. O evento conquistou o Prêmio Summit Eventos de Destaque 2023, concedido pela plataforma de realização de eventos on-line Even3, divulgado em 13 de dezembro. O CoBICET levou, pela segunda vez, o prêmio de maior evento na categoria Pesquisa e Ciência. O Congresso foi o ganhador do prêmio nos anos de 2022 e 2023.

Na edição do ano passado, o Congresso reuniu 4.882 participantes; o site do evento foi visitado por 146.359; e os visitantes vieram de 1.058 cidades diferentes. O IV CoBICET promoveu 75 atividades, recebeu 2.464 trabalhos, diretamente na Even3, e publicou todos sem sair da plataforma. Somando as quatro edições, o Congresso já publicou quase 8.000 trabalhos.

De acordo com a professora Poliana, criadora, idealizadora e presidente do CoBICET, “na última edição do congresso, representantes de todos os cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do país participaram da organização do evento”. Para a professora, a conquista da premiação é um reconhecimento e uma alegria para todos os envolvidos no evento, que não conta com apoiadores externos, somente universidades. “Ficamos bem felizes com a premiação. É a segunda vez que o cobicet recebe esse reconhecimento”.

O CoBICET é realizado totalmente on-line, pela plataforma Even3, com atividades assíncronas e síncronas. O evento tem como objetivo atualizar estudantes e profissionais, promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado profissional, divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, o congresso propõe mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, nas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar.

O IV CoBICET, além da UFVJM, contou com as seguintes universidades em sua organização: UDESC, UERN, UFABC, UFBA, UFERSA, UFJF, UFLA, UFMA, UFOB, UFOPA, UFPA, UFPE, UFRB, UFRGS, UFRN, UFSB, UFSC, UNIFAL, UNIFESP, UNIPAMPA, USP e UNICAMP.

O Prêmio Even3 foi criado em 2022, com o objetivo de divulgar os maiores eventos da plataforma. Saiba mais sobre a plataforma Even3 aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social