Formas de Ingresso

publicado: 26/04/2024 17h24, última modificação: 30/04/2024 13h03
Pedido deve ser feito até o próximo dia 24 de maio

Sasi 2024: aberto período para solicitação de isenção da taxa de inscrição

A Coordenação de Processos Seletivos (Copese) informa que já está disponível o formulário para solicitação de isenção da taxa de inscrição do processo de Seleção Seriada (Sasi) da UFVJM 2024. O candidato que pleiteia a isenção total ou parcial da taxa de inscrição deverá preencher o formulário on-line disponível aqui, até o próximo dia 24 de maio. As instruções para preenchimento do formulário estão descritas nos editais, que podem ser acessados aqui.

Será concedida isenção total, equivalente a 100% do valor da taxa de inscrição, ao candidato que estiver cursando (ou tiver cursado) o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e que comprovar: estar com o Número de Identificação Social (NIS) atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou possuir renda familiar mensal inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo per capita. Para conseguir isenção parcial, equivalente a 50% do valor da taxa de inscrição, o candidato deve comprovar estar matriculado ou ter cursado o Ensino Médio em escola pública, independentemente da renda familiar.

O candidato poderá inscrever-se, cumulativamente, nas três opções de solicitação de isenção de renda: isenção total pelo número do NIS, isenção total pela renda e isenção parcial por ser estudante de escola pública, desde que atenda aos requisitos de cada uma. O prazo para envio de documentação comprobatória vai até o dia 27 de maio, conforme especificado no item 2.3 dos editais da Sasi 2024.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 18 de junho, no site Editais e Concursos. O prazo para recurso contra o resultado dos pedidos de isenção será nos dias 19 e 20 de junho de 2024. E o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será no dia 3 de julho de 2024. As provas da Sasi 2024 serão realizadas no dia 20 de outubro de 2024, nas cidades listadas no edital disponível aqui.

Sobre a Sasi da UFVJM

O vestibular próprio da UFVJM é  realizado anualmente em três etapas:

• 1ª etapa: prova com os conteúdos referentes ao 1º ano do Ensino Médio;
  • 2ª etapa: prova com os conteúdos referentes ao 2º ano do Ensino Médio;
  • 3ª etapa: Não tem prova. A UFVJM aproveita a nota do Enem realizado no ano referente à 3ª etapa da Sasi. Mas, o candidato tem que fazer a inscrição normalmente, escolhendo o curso e o grupo de vagas pelo qual deseja concorrer.

Caso o estudante não participe da 1ª etapa no tempo certo, é permitida a realização das 1ª e 2ª etapas juntas. Vale ressaltar que, ao final de cada etapa, o candidato tem acesso à nota obtida, e a escolha do curso pretendido é feita apenas na 3ª etapa.

Saiba mais sobre a Sasi aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social