Representantes da UFVJM visitam universidades e centros de pesquisa em Havana

publicado: 04/03/2024 16h48, última modificação: 04/03/2024 16h48
Na oportunidade, a vice-reitora assinou memorando de intenções com universidades cubanas

A vice-reitora da UFVJM, Flaviana Tavares, e a coordenadora de Relações Internacionais, Etel Rocha Vieira, visitaram universidades e centros de pesquisa em Havana, Cuba. As professoras foram até o país para participar do 14º Congresso Internacional de Educação Superior, que teve como tema “Ensino Superior do Futuro: transformação social, qualidade, relevância e sustentabilidade”, e foi realizado de 5 a 9 de fevereiro deste ano. Na oportunidade, a vice-reitora assinou memorando de intenções com a Universidad de Ciencias Medicas de la Habana, a Univesidad Central Marta Abreu de las Villas e a Univesidad de Ciencias Pegagógicas Enrique José Varona.

Vice-Reitora assina memorando de intenções com reitores de universidades de Cuba: Universidad de Ciencias Medicas de la Habana, Mairim Lago Queija; Univesidad de Ciencias Pegagógicas Enrique José Varona, Milda Lebia Díaz Masip, e Univesidad Central Marta Abreu de las Villas, Luis Antonio Barranco Olivera

“A UFVJM está ampliando seus convênios de colaboração com universidades estrangeiras a fim de oportunizar experiências internacionais aos nossos estudantes e servidores. Acordos de intenção foram celebrados entre nós e três universidades em Cuba. Com certeza essa é mais uma ação da gestão em prol do nosso desenvolvimento”, destaca a vice-reitora, professora Flaviana.

Segundo a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, reitores e vice-reitores de diversas universidade brasileiras estiveram presentes no evento, que em sua programação contou com uma sessão dedicada ao encontro de reitores das universidades brasileira e cubanas. “Estiveram presentes na sessão o ministro de Educação Superior de Cuba e seu vice-ministro e o embaixador do Brasil em Cuba. Nessa sessão foram assinados acordos de cooperação e convênios entre as universidades”, explica Etel.

Vice-reitora Fláviana Tavares cumprimenta o Ministro de Educação Superior de Cuba, Dr. C. Walter Baluja García
Vice-Reitora Flaviana Tavares cumprimenta o ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García

Durante a viagem, a vice-reitora e a coordenadora de Relações Internacionais também tiveram a oportunidade de visitar a Universidad de La Habana, a Universidad de Ciencias Medicas de la Habana, e, também, o Centro de Ingenieria Genética Y Biotecnologia, responsável pelo desenvolvimento da 1ª vacina contra a covid-19 na América Latina (Abdala).

“As universidades cubanas têm destacado reconhecimento acadêmico e científico e muito interesse em estabelecer colaboração com as universidades brasileiras e agora com a UFVJM. Cuba tem muitas demandas em áreas que são muito fortes na UFVJM - como as ciências agrárias, e reconhecida expertise na Medicina e na formação de professores, por exemplo, que sem dúvida podem contribuir no aprimoramento da formação de profissionais por nossa universidade”, reflete Etel.

Ainda de acordo com a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, “ao assinar memorando de intenções entre as universidades citadas é destacado o compromisso da UFVJM e das universidades cubanas com o estreitamento de laços e a busca de interesses em comum para o estabelecimento de convênios específicos que contribuam com o desenvolvimento científico, acadêmico e tecnológico dos envolvidos”.

Saiba mais sobre ações de relações internacionais da UFVJM aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social