Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão Cursinho Popular Arandu abre vagas para professores

publicado: 04/03/2024 17h35, última modificação: 04/03/2024 17h35
Ação tem como objetivo democratizar a educação por meio de aulas preparatórias para o Enem, para os estudantes da rede pública de Diamantina

Projeto de extensão Cursinho Popular Arandu abre vagas para professores 1
(Fotos: arquivo projeto Cursinho Arandu)

Estão abertas as inscrições para ser professor do Cursinho Popular Arandu, em Diamantina. As aulas são oferecidas pelo projeto de extensão do Projeto Cais, vinculado ao Centro Acadêmico do curso de Medicina da UFVJM, campus em Diamantina. Pode se candidatar qualquer aluno da graduação da UFVJM, que contará com certificado de extensionista. Serão ministradas aulas teóricas presenciais, com duração de 1h10, todas as segundas, terças e quartas-feira, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 14 de março, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível aqui.

De acordo com a discente do curso de Medicina e integrante do projeto, Izabela dos Santos Martins, a ação tem como principal objetivo democratizar a educação por meio de aulas preparatórias para o Enem, para os estudantes da rede pública de Diamantina. “Cada professor será responsável por até duas aulas no mês, diante de um esquema de rotatividade entre a equipe. Além disso, também acontecerão plantões de dúvidas e correção de redação às quintas e sextas-feiras de forma remota, via WhatsApp”, explica Izabela.

Projeto de extensão Cursinho Popular Arandu abre vagas para professores 2
(Fotos: arquivo projeto Cursinho Arandu)

A coordenadora discente do projeto, Luana Sadamitsu, explica que o cursinho surgiu a partir de uma experiência realizada no ano passado. "A partir de um projeto piloto do Cursinho Popular que ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2023, foi notável a necessidade de incentivar os alunos a refletirem sobre o vestibular e o ensino superior. Assim, por meio das aulas conseguimos ver o desenvolvimento do processo de aprendizado dos alunos, culminando em aprovações em Direito, História e Nutrição. Diante desses resultados, decidimos formalizar o projeto de extensão e promover as aulas de forma anual", detalha Luana.

Para mais informações sobre o projeto acesse o perfil do projeto no Instagram.

Essa ação tem registro número 202410120247606 na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social