Oportunidade

Projeto Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas ciências, tecnologias e engenharias abre vagas para voluntárias

publicado: 14/03/2024 10h35, última modificação: 14/03/2024 11h08
Inscrições estão abertas e vão até o próximo dia 25 de março

A imagem destaca o seguinte texto: "Atenção! Se criatividade, determinação e o desejo de inspirar outras mulheres são alguns dos fatores que te movem, você é a peça que falta em nosso time! Venha fazer partedo Para Marias e Teresas! Inscrições: 10/3 a 25/3" São indicados na parte de baixo da imagem o e-mail mariaseteresas@ict.ufvjm.edu.br e o perfil no Instagram @paramariaseteresas

O projeto de extensão Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas ciências, tecnologias e engenharias está com inscrição aberta para integrantes voluntárias. Para se candidatar é preciso ser aluna dos cursos de graduação e ou pós-graduação da área STEM (do inglês - Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática) da UFVJM, no Campus JK. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 25 de março, e devem ser feitas por meio de envio de e-mail para o endereço , com histórico escolar e breve justificativa para participar do projeto.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, Anamaria de Oliveira Cardoso, o projeto surgiu em resposta à necessidade de promover a equidade de gênero nas áreas de STEM. “Apesar do aumento da presença feminina no ensino superior, ainda há uma disparidade de gênero nessas áreas, especialmente nas engenharias e tecnologia. Essa disparidade é resultado de uma construção histórica e cultural que perpetuou a ideia de que essas áreas são inapropriadas para as mulheres.”

Entre as ações do projeto estão workshops, palestras e cursos, voltados especificamente para o público feminino, visando despertar o interesse e a confiança das mulheres nas STEM. “Também oferecemos atividades para as meninas da Vila Educacional das Meninas, promovendo as áreas de STEM e auxiliando no reforço escolar. E, destacamos, ainda, oportunidades de mentoria e orientação, conectando alunas do ensino médio e da UFVJM com profissionais e pesquisadoras nessas áreas e a produção de material de divulgação da participação feminina nas áreas de STEM. Dessa forma, busca-se criar um ambiente de apoio e encorajamento para que as mulheres possam desenvolver suas habilidades e potenciais. No âmbito social, serão realizadas ações de conscientização e sensibilização sobre a importância da igualdade de gênero nas STEM”, explica a coordenadora.

Para mais informações sobe o projeto, envie um e-mail para o endereço .

Por Coordenadoria de Comunicação Social