Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Aluna do curso de Educação Física é vice-campeã no 5º Campeonato Pan-Americano de Cross Country

publicado: 13/03/2024 17h07, última modificação: 13/03/2024 17h06
Livya Coimbra Leite conquistou a prata na prova de revezamento 4x2km na competição realizada em La Libertad, El Salvador

A imagem apresenta os dizeres "Campeonato Pan-Americano Cross Country 2024" no topo. 4 pessoas, dois homens e duas mulheres seguram a bandeira do Brasil vestidos com roupas de cor verde e azul. Ná faixa abaixo da imagem está escrito "medalha de prata Revezamento 4x2Km - 24:07". No rodapé da imagem, estão presentes alguns logotipos.
(Créditos: Imagem Site Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt))

A aluna do 4° período do curso de Educação Física da UFVJM, Livya Coimbra Leite, conquistou medalha de prata no 5º Campeonato Pan-Americano de Cross Country, realizado em La Libertad, El Salvador, no último dia 24 de fevereiro. Livya disputou a prova de revezamento misto, que foi composta por quatro integrantes (dois homens e duas mulheres), sendo que cada atleta correu 2 km. A equipe brasileira teve Fábio Santos de Jesus, Livya Coimbra Leite (discente da UFVJM), Marco Túlio Gonçalves e July Ferreira da Silva como integrantes.

Além de ser aluna da graduação da UFVJM, Livya também é monitora do projeto de extensão Cria UFVJM. De acordo com o coordenador do projeto e professor do curso de Educação Física, Danilo Fonseca Leonel, “a prova foi realizada num difícil circuito de 2 km, com troncos de árvores e água como obstáculos. O revezamento obteve a conquista da medalha com o tempo final de 24min07seg. A medalha de ouro ficou com o México (24min04seg) e a de bronze com a Colômbia (24min37s)”.

Livya se encontra em pé ao lado do Professor Danilo segurando sua medalha de prata em uma pista de atletismo. Ela veste uma roupa com cores verdes e azul, enquanto Danilo veste cores verde e preto.
(Créditos: Imagem Pessoal / Danilo Leonel)

Para o professor, o resultado destaca a importância da utilização dos espaços institucionais para a prática esportiva, no caso, na UFVJM. “A prática esportiva promove melhora da saúde física, cognitiva e emocional. Além disso, promove a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, vivenciadas no cotidiano profissional”, comenta Leonel.

Saiba mais sobre os resultados do Brasil no campeonato aqui.

O Projeto Cria tem registro número 202410120241111033 na Pró-Reitoria da UFVJM.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social