Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto oferece oficinas literárias em espanhol gratuitas

publicado: 11/03/2024 16h17, última modificação: 12/03/2024 09h44
Objetivo é ensinar a língua espanhola por meio das literaturas hispânicas

Começam amanhã (12/3), as oficinas do projeto “Quiero Leer e Hablar em Español”, aprovado no edital do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Proae) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em 2023. A ação tem como objetivo ensinar, gratuitamente, a língua espanhola por meio das literaturas hispânicas para a comunidade interna e externa da UFVJM. As oficinas serão presenciais, no Museu do Diamante (Diamantina), todas as terças-feiras, das 14h às 17h. Para se inscrever não é preciso ter conhecimento básico da língua espanhola. Basta enviar um e-mail para o endereço , informando nome completo. Todo o material será disponibilizado via e-mail. As oficinas vão até outubro, sem interrupção durante o recesso acadêmico.

Texto em destaque: "Mês de Março, Dia 12: Introdução: boas-vindas, apresentação do projeto e do cronograma das oficinas. Apresentação dos participantes, lista de presença, café com bolo, breve comentário dos autores selecionados e do material didático a ser disponibilizado. Homenagem à Poesia; Dia 19: Lorca-Picasso-Neruda: a poesia e as artes durante a Guerra Civil Espanhola; Dia 26: Apreciação de Guernica e leitura de outros poetas espanhóis (Rafael Alberti, Miguel Hernández, José Bergamín e Emilio Prados). Mês de Abril, Dia 2: Miguel de Cervantes: quem foi o autor, trajetória de vida e obras publicadas. Introdução à leitura de El retablo de las maravillas (entremés); Dia 9: El retablo de las maravillas (entremés); Dia 16: Don Quijote de la Mancha (novela); Dia 23: Don Quijote de la Mancha (novela); Dia 30: Don Quijote de la Mancha (novela); Mês de Maio, Dia 7: Juana de Ibarbourou: quem foi a autora trajetória de vida e obras publicadas. Introdução à leitura de Loores de Nuestra Señora; Dia 14: a prosa de Loores de Nuestra Señora; Dia 21: a prosa de Estampas de la Biblia; Dia 28: leitura de poemas de Ibarbourou; Mês de Junho, Dia 4: homenagem à Federico Garcia Lorca, nascimento em 5 de junho de 1898. Sonetos del amor oscuro; Dia 11: Romancero gitano; Dia 18: Libro de poemas; Dia 25: “Santiago, balada ingenua”, poema em homenagem a Santiago de Compostela. Orquestra Sinfônica de Galícia, Marina Heredia, canta-autora, José Trigueros, maestro, interpretam “Canciones españolas antiguas”, por Federico García Lorca. Mês de Julho, Dia 2: Gioconda Belli: quem é a autora, trajetória de vida e obras publicadas. Entre los poetas míos... (seleção de poemas); Dia 9: Reinaldo Arenas: quem foi o autor, trajetória de vida e obras publicadas. Introdução à leitura de Antes que anochezca (memórias); Dia 16: Antes que anochezca (memórias); Dia 23: Antes que anochezca (filme, EUA, 2000). Debate após o filme; Dia 30: TEMA LIVRE: à escolha dos participantes; Mês de Agosto, Dia 6: TEMA LIVRE; Dia 13: TEMA LIVRE; Dia 20: TEMA LIVRE; Dia 27: TEMA LIVRE; Mês de Setembro, Dia 3: Confieso que he vivido (memórias de Pablo Neruda); Dia 10: Confieso que he vivido (memórias de Pablo Neruda); Dia 17: Las uvas y el viento (poesia de Pablo Neruda); Dia 24: Las uvas y el viento (poesia de Pablo Neruda); Mês de Outubro, Dia 1: Gustavo Adolfo Bécquer: quem foi o autor, trajetória de vida e obras publicadas; Dia 8: a prosa de Leyendas; Dia 15: a prosa de Leyendas; Dia 22: encerramento das oficinas;"
Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com a professora do curso de Letras da UFVJM e coordenadora do projeto, Antonia Javiera Cabrera Muñoz, o projeto dá oportunidade de a comunidade ter acesso à língua espanhola por meio do letramento literário. “Serão desenvolvidas as habilidades de leitura e conversação na língua estrangeira para um público amplo e que não precisa ter conhecimento prévio da língua estrangeira”, explica Antonia.

A professora destaca que a ação é importante para a UFVJM, tendo em vista a realização de diversas ações em torno do ensino e da aprendizagem da língua espanhola em âmbito acadêmico e extensionista por parte do curso de Letras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. “Em 2024, temos dois projetos iniciando (Pibex e Procarte), além de outras ações de pesquisa que visam desenvolver a língua espanhola, as literaturas e as culturas hispânicas em um amplo leque teórico e metodológico atualizado que objetiva promover, como o Proae, uma aprendizagem responsável ao colocar em circulação textos literários autênticos das literaturas hispânicas para um público variado”, detalha a coordenadora da ação.

Para saber mais informações sobre o projeto, envie um e-mail para o endereço .

Essa ação tem registro número 2023.002.D.039 na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social