Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de intercâmbio linguístico tem inscrição aberta até quarta

publicado: 11/03/2024 17h08, última modificação: 12/03/2024 14h22
Projeto Tandem oferece duas horas semanais de conversação em Português e Inglês; Português e Espanhol; Português e Francês

Estão abertas as inscrições, até a próxima quarta-feira (13/2), para o Projeto Tandem, que oferece duas horas semanais de conversação em Português e Inglês; Português e Espanhol; Português e Francês. Os encontros serão presenciais, gratuitos, em Diamantina, e estão abertos para a participação de toda a comunidade acadêmica. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line disponível aqui.

De acordo com a professora do curso de Letras, Adriana Nascimento Bodolay, o principal objetivo da ação é desenvolver intercâmbio linguístico e cultural entre a comunidade acadêmica dos campi em Diamantina e os alunos estrangeiros da UFVJM. “Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do projeto é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos de uma língua. Combina-se um falante de uma determinada língua com o aprendiz interessado nela. Esse aprendiz irá, por sua vez, ser falante da língua do seu parceiro de projeto. Dessa forma, nos encontros, os participantes têm a oportunidade de trocar ideias e experiências, e assim, aprimorar seus conhecimentos da língua-alvo, bem como refletir sobre a sua própria cultura e língua materna”, explica.

Para Adriana, “No aprendizado de uma língua estrangeira, a interação em uma situação real de comunicação é fundamental. O Tandem proporciona esse desenvolvimento. Além disso, o intercâmbio cultural acontecendo aqui em Diamantina é uma forma de contribuir para a internacionalização da comunidade acadêmica da UFVJM. Nesse sistema de trocas, todos saem ganhando”.

Para saber mais informações sobre o projeto, basta enviar uma mensagem para o endereço de e-mail .

Por Coordenadoria de Comunicação Social