Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Inscrições abertas para novos integrantes do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança a partir da Técnica Klauss Vianna

publicado: 11/03/2024 19h58, última modificação: 12/03/2024 09h37
As atividades do grupo serão realizadas às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30

O projeto de extensão Há Braços Poéticos está com inscrições abertas para novos integrantes do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança a partir da Técnica Klauss Vianna (TKV). As atividades do grupo serão realizadas às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Laboratório de Técnicas Terapêuticas (segundo pavimento do prédio de Educação Física / Campus JK, Diamantina). As atividades do grupo são gratuitas e terão início no próximo dia 14 de março. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento do formulário on-line disponível aqui. Será enviado um e-mail confirmando a participação dos selecionados.

Texto em destaque: Venha ser parte do grupo de pesquisa em dança pela Técnica Klauss Viana. As atividades terão inicio em 14 de março de 2024, das 14:30 as 16:30 no Laboratorio de Tecnicas Terapeuticas no Prédio de Educação Física, no campus JK em Diamantina.

De acordo com a coordenadora do grupo, a professora do Departamento de Ciências Básicas, Melissa Guimarães, os encontros do grupo têm o intuito de estimular o despertar do corpo e o desenvolvimento do processo criativo em dança pela prática da escuta corporal fundamentada na sistematização da Técnica Klauss Vianna (TKV). “Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a entrar em contato com distintos elementos provocadores do movimento e presentes na sistematização da TKV, entre eles: os estados de presença, o uso do peso, dos mapas de apoio, da resistência, das oposições, do eixo global e dos oito vetores ósseos. Como consequência dessa autopesquisa corporal, nascem diversos e singulares caminhos de movimento que alimentam a composição dos gestos no espaço e o processo criativo em dança”, explica Melissa.

A professora destaca, ainda, que “o grupo também irá se reunir para debater e correlacionar experiências práticas com leitura de artigos e materiais artísticos indicados ao longo dos encontros. Outras abordagens da educação somática e práticas orientais de estudo do movimento farão parte do trabalho e serão conduzidas por colaboradores do projeto”. 

Para mais informações, envie um e-mail para o endereço ou visite o perfil do Projeto no Instagram

O Grupo

O Grupo de Pesquisa e Criação em Dança é realizado pelo projeto de extensão HÁ BRAÇOS POÉTICOS, aprovado no Edital 02/2024- Procarte-Proexc-UFVJM. O grupo é coordenado pela professora Melissa Monteiro Guimarães e tem como bolsista a aluna Ana Clara Santos Silva. Além disso, colaboram e apoiam ativamente esse projeto os seguintes membros: Ana Carolina B. Filizzola, Ana Paula Azevedo Hemmi, Eunice de Piero, Flávio Rabelo, Flor Murta, Gilbert de Oliveira Santos e Vivian Bernardes Margutti.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social