Oportunidade

Inscrições abertas para Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha

publicado: 12/03/2024 20h34, última modificação: 12/03/2024 20h34
Edital foi publicado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou edital com chamada pública para a participação no Programa de Assistentes Brasileiros de Conversação na Espanha, em parceria com a Embaixada da Espanha. São oferecidas cinco vagas para assistentes brasileiros de conversação. Além dessas vagas, será composto um cadastro reserva de até 15 candidatos em função de possíveis desistências, que poderão ocupar tanto as vagas reservadas para assistentes do Brasil, no caso de desistências, quanto para preenchimento das vagas reservadas para os assistentes de Portugal que estejam disponíveis. As inscrições estão abertas até o próximo dia 15 de março e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível aqui.

O programa tem como principal objetivo proporcionar a graduandos e graduados brasileiros, das universidades cujos professores da área de espanhol e de português para estrangeiros sejam membros da Rede Andifes IsF, a oportunidade de familiarização com a língua e a cultura espanholas. Os assistentes brasileiros de conversação poderão ser destinados ao ensino secundário de várias comunidades autônomas na Espanha, principalmente aquelas que fazem fronteiras com Portugal. A carga horária de dedicação ao programa será entre 12 e 16 horas semanais. Os candidatos selecionados serão nomeados para atuarem nos estabelecimentos escolares correspondentes, nos quais permanecerão por um período de 8 meses, de 1º de outubro de 2024 até 31 de maio de 2025.

A ajuda de custo mensal para os assistentes brasileiros de conversação na Espanha é de, no mínimo, 700 euros mensais, sendo que este valor pode aumentar em função do número de horas de trabalho e da comunidade autônoma de destino dos assistentes de conversação. O assistente também terá direito a seguro médico (cobertura sanitária) no período de vigência do programa. Já a aquisição de passagens aéreas será de responsabilidade do candidato, e as providências para o visto também ficarão a cargo do candidato.

Todas as informações sobre o processo seletivo, como datas e documentação, estão descritas no edital, que pode ser acessado aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents