Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto incentiva compartilhamento de material entre veteranos e calouros

publicado: 10/04/2024 17h13, última modificação: 10/04/2024 17h13
UniCompartilha UFVJM trabalha para promover a igualdade de oportunidades e sucesso para os novos estudantes

A imagem possui o seguinte texto em destaque: "Uma ação PET Estratégias: UniCompartilha UFVJM. Veterano, compartilhe seu material conosco." Na parte inferior da imagem se encontram o e-mail compartilhando.materiais@ufvjm.edu.br e os dizeres: "faça parte da jornada de um calouro". Abaixo estão as logomarcas da UFVJM, PET estratégias e PROEXC.

Captar materiais digitais doados pelos veteranos e que possam ser utilizados pelos demais estudantes. Essa é a meta do projeto UniCompartilha UFVJM, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão (PET Estratégias) nos Campi I e JK da UFVJM. A iniciativa busca contribuir para o preparo e formação dos novos acadêmicos, fornecendo recursos que os ajudarão em sua jornada universitária; promovendo a igualdade de oportunidades e sucesso para os novos estudantes que estão ingressando na universidade.

A tutora do PET, professora Leida Calegário de Oliveira, explica como funciona o projeto: “Os veteranos de diferentes cursos doam materiais digitais essenciais (apostilas, resumos, mapas mentais, etc) e nós os coletamos através do e-mail disponibilizado pelo projeto. Esses materiais serão então organizados e disponibilizados para os calouros e também para os veteranos em pastas separadas por cursos no Google Drive. Para doar os materiais, os estudantes devem enviá-los para o e-mail: ”.

De acordo com a tutora, “o propósito dessa iniciativa é assegurar que todos os estudantes que ingressam na UFVJM tenham igualdade de oportunidades e alcancem o sucesso acadêmico. Mas a ação beneficiará também veteranos, que poderão ter acesso a materiais disponibilizados por estudantes de períodos superiores”.

O projeto conta como petiana líder a aluna do curso de Fisioterapia, do Campus JK, Gislene Pires de Souza Rocha Santos.

Por Coordenadoria de Comunicação Social