Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão Longeviver abre vagas para monitores voluntários

publicado: 21/02/2024 16h24, última modificação: 21/02/2024 16h24
Podem participar universitários de qualquer curso da UFVJM em Diamantina

Universitários matriculados em qualquer curso de graduação da UFVJM nos campi de Diamantina podem se tornar monitores voluntários do projeto de extensão Longeviver, do curso de Educação Física. Ofertado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município, o projeto tem como proposta desenvolver a prática da Ginástica para Todos para cerca de 80 idosos residentes nas ILPIs Frederico Ozanam e Pão de Santo Antônio.

A coordenadora do projeto, professora Priscila Lopes, explica que o principal objetivo do Longeviver é contribuir para que o cotidiano dos participantes seja mais ativo, promovendo atividades corporais que estimulem a autonomia, independência, melhoria das condições físicas, divertimento, emoções positivas, aumento da autoestima e boas interações sociais. E completa: “A participação de estudantes dos diferentes cursos da UFVJM só enriquece o desenvolvimento do projeto, pois cada um pode contribuir com os saberes das diversas áreas do conhecimento. Ademais, interagir com os idosos das ILPIs amplia o olhar das pessoas sobre o envelhecer, quebrando estereótipos e preconceitos geracionais”.

Projeto de extensão Longeviver promove atividades com idosos na instituição Frederico Ozanam
(Foto: Longeviver)

Os encontros do Longeviver terão início no dia 12 de março e serão realizados duas vezes na semana, das 10h às 11h, sendo terça-feira no Pão de Santo Antônio e às quartas-feiras no Frederico Ozanam. Para se tornar monitor voluntário do projeto, o interessado deve entrar em contato, antes do início das atividades, pelo perfil do Instagram @Ginasticando_na_maturidade.

O projeto de extensão Longeviver é coordenado pela professora Priscila Lopes e conta com o estudante de Educação Física Gustavo Alves de Macedo como monitor.

A ação tem registro (número 2024101202444724) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social