Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina abre inscrições para novos integrantes

publicado: 27/02/2024 16h33, última modificação: 28/02/2024 17h16
Oportunidade é para pessoas acima de 18 anos

Grupo de Ginastica de Diamantina GGD
Clique na imagem para ampliá-la

O projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD), destinado aos alunos da UFVJM e pessoas da comunidade externa, acima de 18 anos de idade, residentes em Diamantina e região, abre inscrições para novos participantes. Os encontros terão início no próximo dia 12 de março e os interessados em participar do grupo deverão participar da aula experimental e, em seguida, se for o caso, manifestar interesse em ser novo integrante por meio de preenchimento de formulário virtual. Os encontros serão realizados duas vezes na semana, terças e quintas-feiras, das 16h às 17h30, no Laboratório de Ginástica (sala 108 do prédio de Educação Física), que fica no Campus JK.

A coordenadora do projeto, professora Priscila Lopes, explica que o GGD tem como objetivo geral promover a formação humanizadora e emancipatória dos extensionistas. “O GGD é um projeto de extensão desenvolvido de forma ininterrupta desde 2011 e tem como uma de suas metas principais produzir coreografias originais inspiradas em diversos temas, entre os quais destacamos as manifestações artísticas e populares da região de abrangência da UFVJM, o que fomenta a ampliação da formação cultural e crítica de sujeitos que produzem e apreciam as manifestações regionais. As coreografias do GGD são apresentadas nos próprios encontros do projeto ou em eventos científicos, artísticos e culturais por todo o país”, detalha.

A professora destaca, ainda, que o projeto é “pautado na pedagogia freiriana, aborda a Ginástica para Todos (GPT), uma vertente do amplo universo das ginásticas, que tem como principal característica a integração entre as práticas gímnicas e as demais manifestações da cultura corporal, artística e popular, potencializando a formação humanizadora dos sujeitos envolvidos na ação”.

Para mais informações acesse o perfil do projeto no Instagram. 

O projeto Grupo de Ginástica de Diamantina tem registro número 2024102202415724 na Pró-Reitoria de Extensão da UFVJM.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social