Notícias

Assistência estudantil

Programa de Bolsa Permanência (PBP) destinado aos estudantes indígenas e quilombolas passa a oferecer inscrição com fluxo contínuo

publicado: 05/04/2024 18h44, última modificação: 05/04/2024 18h44
Aluno já pode realizar a inscrição

A Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae) informa que agora as inscrições para o acesso ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), destinado aos estudantes indígenas e quilombolas, são de fluxo contínuo, devendo o aluno inscrever-se diretamente no SISBP (Sistema Bolsa Permanência). Ou seja, o estudante indígena ou quilombola, matriculado em qualquer curso presencial da UFVJM, já pode acessar o site SISBP e realizar sua inscrição. 

De acordo com o pró-reitor da Proaae, Ciro Andrade da Silva, “com a entrada em vigor da Portaria nº 1.999/2023 do Ministério da Educação (MEC), a realização das inscrições em fluxo contínuo possibilitará a ocupação imediata da vaga por um novo bolsista cadastrado quando o bolsista anterior for diplomado no curso de graduação”. Ciro acrescenta, ainda, que há um esforço do reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, em ampliar junto ao MEC o número de bolsas, dada a especificidade da região onde está inserida a UFVJM.

A Proaae destaca que a UFVJM adota como sugestão de prioridade para classificação dos estudantes previamente cadastrados no sistema as recomendações previstas no Ofício Circular n.º 25/2023 do MEC: Tempo que resta para a integralização do curso: terão prioridade os estudantes com maior período para integralização;  situação de parentalidade (discentes com filhos); pessoas com deficiência,  e alunos matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores (licenciatura intercultural indígena). 

Segundo o pró-reitor, “os alunos que haviam se cadastrado antes de 2023 deverão refazer o seu cadastro, uma vez que o MEC finalizou todos os cadastrados realizados até o ano de 2022. Portanto, os alunos que estão com o cadastro vigente no SISBP são aqueles que se inscreveram no ano de 2023, razão pela qual solicitamos que os estudantes indígenas e quilombolas realizem o cadastro no sistema o mais breve possível”.

Para mais informações sobre o Programa Bolsa Permanência e a documentação necessária para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar o portal da UFVJM, por meio do link: https://portal.ufvjm.edu.br/proace/estudante/bolsas-e-auxilios/programa-de-bolsa-permanencia-mec

Em caso de dúvidas, os estudantes também podem entrar em contato com a Proaae:

Endereço: Prédio da Reitoria, Campus JK, Rodovia MGT 367 - Km 583, 5.000, Alto da Jacuba, Diamantina/MG
Telefone: (38) 3532-6870
E-mail: .

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social