MEC divulga indicadores de qualidade da educação superior de 2022

publicado: 05/04/2024 17h32, última modificação: 08/04/2024 13h17
UFVJM mantém o mesmo Índice Geral de Cursos avaliados da instituição (IGC), de 4; a maior pontuação que se pode alcançar é 5

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última terça-feira (2/4), os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. Foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A UFVJM manteve o mesmo IGC faixa que, pela forma de arredondamento, foi de 4. A maior pontuação que se pode alcançar é 5.

O pró-reitor de Graduação da UFVJM, professor Douglas Sathler dos Reis, destaca que “o foco da UFVJM é para promover a melhoria dos indicadores, que refletem a qualidade da prestação de nossos serviços. E queremos que os nossos estudantes e a nossa comunidade acadêmica tenham a melhor experiência possível. Se ampliarmos o IGC, estaremos mais próximos do cumprimento da nossa missão, apoiando o desenvolvimento dos nossos territórios”.

Sobre os indicadores:

IDD – O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior. Ao considerar a categoria administrativa das instituições (pública ou privada), nota-se que as instituições públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias, possuem mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5).
Os cursos da UFVJM avaliados no Enade 2022 foram os bacharelados em: Administração Pública, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Turismo.

CPC – O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Dos cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 54,4% (4.861) obtiveram notas médias (3) e, para além disso, 9,5% (848) e 0,2% (17) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.

IGC – O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes à pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.
Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente.

Dentre as diferentes categorias administrativas, destacaram-se as instituições públicas federais. Ao todo, 94 das 111 avaliadas obtiveram IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador. Na comparação histórica, as instituições comunitárias conseguiram aumentar de 31 para 39 instituições nas faixas 4 e 5 entre 2018 e 2022. Já as privadas com fins lucrativos, que representam 53% (1.503) das avaliadas, aumentaram de 183 para 215 instituições com IGC igual a 4 ou 5, no mesmo período.

Acesse os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Saiba mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Fonte: Este texto conta com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep

Por Coordenadoria de Comunicação Social