Permanência em debate na UFVJM

publicado 16/10/2024 17h52, última modificação 16/10/2024 18h31
24 de outubro a 13 de novembro
24/10/2024 09h00 até 13/11/2024 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí
Visite o site do evento

A Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos (Proaae) vai promover debates sobre o tema “Permanência na UFVJM”. O objetivo é reunir os alunos dos cursos de graduação da UFVJM, de todas as cidades onde a universidade tem campus, para discutir a Política de Assistência Estudantil da UFVJM. Os encontros começam no próximo dia 24 de outubro, no Campus Janaúba; depois dia 30 de outubro no Campus Unaí; 5 de novembro no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, e, por último, em Diamantina, nos dias 12 e 13 de novembro. Logo após a realização dos debates, será disponibilizado o formulário “Permanência em Debate: o que você espera da assistência estudantil da UFVJM?” para a coleta de opinião dos alunos.

De acordo com a diretora de Assuntos Estudantis, Márcia Regina Nascimento, durante o evento “serão debatidos os limites e possibilidades da assistência estudantil considerando a realidade orçamentária da UFVJM, mas também a necessidade de direcionarmos de forma eficiente os recursos da assistência. Considerando a publicação da nova legislação do PNAES e da nova lei de cotas, que prioriza os estudantes na assistência estudantil, será necessário repensar toda a Política de Assistência Estudantil da UFVJM” Márcia destaca que “os eventos serão importantes, porque além do espaço para o debate sobre o tema, também será disponibilizado, na sequência, um questionário aos discentes dos cursos de graduação presencial para buscar entender para quais benefícios direcionaremos nossos investimentos orçamentários, considerando que nosso recurso é insuficiente para atendimento de todas as demandas e de todas as áreas previstas na legislação PNAES”.

A diretora explica que as informações enviadas pelo formulário também servirão de base para diálogo com a Reitoria, para buscar novos investimentos de recursos próprios na assistência, dentro das possibilidades da instituição.  “Com base nos dados coletados, o debate será levado ao Conselho de Acessibilidade e Assuntos Estudantis, que definirá os benefícios e aprovará as resoluções que regulamentarão a Política de Assistência Estudantil da UFVJM. Na sequência a discussão será levada ao Conselho Universitário (Consu). Ou seja, o levantamento vai nos dar base para discutir qual será a política de assistência estudantil para os próximos anos”.

Confira as datas e locais do “Permanência em debate na UFVJM”:

• 24 de outubro de 2024: Campus Janaúba (sala 307-auditório/videoconferência - Pavilhão de Aulas) - 9h
  • 30 de outubro de 2024: Campus Unaí (local ainda não definido) - 9h
  • 5 de novembro de 2024: Campus do Mucuri/Teófilo Otoni (Auditório NIPE) - 19h
  • 12 de novembro de 2024: Campus JK/Diamantina (Auditório da Reitoria) - 19h
  • 13 de novembro de 2024: – Campus JK/Diamantina (Auditório da Reitoria) – 9h

Acesse aqui o formulário “Permanência em Debate: O que você espera da assistência estudantil da UFVJM?".

Para mais informações envie um e-mail para o endereço .