Ensino, Pesquisa e Extensão

Novo programa da UFVJM promove atividades físicas e incentiva participação da comunidade acadêmica

publicado: 31/07/2024 11h58, última modificação: 31/07/2024 11h58
Objetivo do “UFVJM Ativa” é ofertar ações de promoção à saúde física e mental por meio de práticas esportivas

A Diretoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFVJM, acaba de lançar o programa “UFVJM Ativa”. A iniciativa visa promover atividades físicas e incentivar a sua prática pela comunidade acadêmica, em um primeiro momento, dos campi de Diamantina.

Para a execução do novo programa, foram firmadas parcerias com os cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) e com projetos de extensão da universidade. A intenção é utilizar a estrutura já existente no Campus JK, beneficiando servidores efetivos, alunos e colaboradores terceirizados.

Ao promover a prática regular e orientada de atividades físicas, a equipe responsável pela criação do “UFVJM Ativa” pretende proporcionar qualidade de vida à comunidade acadêmica, dentro do ambiente de trabalho. “O novo programa visa ofertar uma série de ações de promoção à saúde, por meio de práticas esportivas, para a nossa comunidade dos campi de Diamantina. As propostas ainda estão em construção, e estratégias estão sendo desenvolvidas para estender as atividades aos demais campi da universidade”, declara o diretor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, George Sobrinho Silva. “Incentivar a saúde física e mental é cuidar das pessoas. Venha fazer atividades físicas com a gente!”, completa o diretor.

Equipe e modalidades oferecidas

Para sua execução, o “UFVJM Ativa” conta com dois estagiários do curso de Educação Física. A equipe esclarece que todas as atividades serão acompanhadas por docentes, discentes e estagiários envolvidos no programa e que está estruturando espaços para a oferta de diversas atividades físicas e esportivas, incluindo:

• Treinamento de corrida, na pista de atletismo, em conjunto com o projeto CRIA UFVJM;
  • Aulas de força e condicionamento - funcional, treinamento em circuito e musculação;
  • Aulas coletivas - dança, step e jump;
  • Aulas de iniciação ao beach tennis e beach voleyball, na quadra de areia, ao lado da pista de atletismo;
  • Prática livre de futebol, com horários disponíveis no campo de futebol do Campus JK;
  • Prática livre de beach tennis, beach voleyball e ultimate frisbee.

“Além da oferta dessas modalidades esportivas, a equipe organizará vários eventos, como passeios, visitas a museus e parques naturais em Diamantina e região, caminhadas ecológicas e corridas dentro e nos arredores da UFVJM. Sempre com o objetivo de promover a saúde da comunidade acadêmica”, destaca o professor do curso de Educação Física Danilo Fonseca Leonel.

Incentivo à participação

A equipe do “UFVJM Ativa” reforça a existência na universidade da Resolução nº 9, de 26 de abril de 2019, que incentiva a participação dos servidores em programas e ações de cuidado integral em saúde, práticas corporais e atividades físicas. De acordo com essa resolução, todo servidor pode dedicar uma hora por dia da jornada de trabalho a essas atividades.

Para participar do programa “UFVJM Ativa”, acesse o formulário e se inscreva. Não perca tempo! As vagas são limitadas!

Conheça a página eletrônica do “UFVJM Ativa” e saiba tudo sobre o novo programa da universidade.

Por Coordenadoria de Comunicação Social