Comunidade

“Universidades Federais contra a fome” é tema de concurso audiovisual da Andifes deste ano

publicado: 30/07/2024 17h25, última modificação: 30/07/2024 17h35
Alunos de graduação podem se inscrever no período de 25/8 a 30/10

Universidades Federais contra a fome é tema de concurso audiovisual da Andifes deste ano

A Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) anunciou, na última quinta-feira (25/7), o tema da 5ª Edição do Concurso Audiovisual: “Universidades Federais contra a fome”. Podem participar todos os estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes, que é o caso da UFVJM. As inscrições devem ser feitas no período de 25 de agosto a 30 de outubro, de forma on-line, com acesso aqui.

Segundo a Andifes, o objetivo da iniciativa é estimular a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo o fortalecimento das instituições e da Andifes. “A proposta da temática escolhida para a nova edição é demonstrar todas as ações realizadas pelas universidades federais voltadas ao combate à fome, em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2 da Organização das Nações Unidas (ONU): “Fome zero e agricultura sustentável”, destaca a Associação.

De acordo com a minuta do concurso, “poderão ser enviados vídeos de qualquer estado da Federação e do Distrito Federal que tragam como narrativa as estratégias de ação das Ifes para o combate à fome. A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros. Os itens de avaliação dos vídeos serão critérios estéticos (até 30 pontos), argumento e representação do tema proposto (até 40 pontos) e os elementos técnicos e inovadores utilizados na proposta (até 30 pontos)”.

O regulamento do concurso destaca também que cada participante poderá enviar somente um vídeo, que deve apresentar tempo mínimo de um minuto e máximo de dois minutos, com tolerância de até dez segundos, para mais ou para menos. As inscrições são individuais, mesmo que tenham orientação ou construção coletiva. O resultado do concurso está previsto para ser anunciado em dezembro de 2024, no site da Andifes, com premiação dos três primeiros colocados: R$ 6 mil para o primeiro colocado; R$ 4 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado.

Todas as informações sobre o concurso, como critérios para produção do vídeo, estão no regulamento disponível aqui.

Confira o calendário da premiação:

• 25/8/2024 - Abertura das inscrições
  • 30/10/2024 - Encerramento das inscrições
  • 7/11/2024 - Validação das inscrições
  • 27/11/2024 - Avaliação pela comissão julgadora e divulgação do resultado final
  • Até 22/12/2024 - Premiação

Por Coordenadoria de Comunicação Social