Capes aprova Doutorado em Zootecnia da UFVJM em associação com Unimontes

publicado: 01/08/2024 18h58, última modificação: 01/08/2024 18h58
Curso foi aprovado, no mês de julho, pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, durante 2ª reunião extraordinária, no último dia 1º de julho, a criação do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As duas instituições já oferecem curso de mestrado em Zootecnia. Agora, após a autorização de criação do doutorado, o próximo passo será a definição e a divulgação do edital, constando número de vagas oferecidas e cronograma do processo seletivo.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, “a comissão de trabalho para a criação do curso foi composta pelos professores Lucas Lima Verardo e Ana Fabrícia Braga Magalhães, da UFVJM, e Fredson Vieira e Silva e João Paulo Sampaio Rigueira, da Unimontes, com auxílio dos docentes Eduardo Robson Duarte e Luciana Castro Geraseev, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.

Para o professor Lucas Lima Verardo, que é o coordenador do PPGZoo da UFVJM, o novo curso será uma excelente oportunidade para que mestres formados nas instituições continuem seus estudos em nível de doutorado, contribuindo para o avanço da pesquisa e formação de profissionais altamente qualificados na área de Zootecnia. “A criação do novo curso de doutorado em Zootecnia promete trazer significativas melhorias e avanços em áreas deficitárias e estratégicas, tanto para a região quanto para o país”, destaca Lucas.

O professor ressalta, ainda, que “para a região, espera-se o desenvolvimento de pesquisas avançadas em Zootecnia, especialmente nas linhas de Manejo e Produção Animal e Nutrição e Alimentação Animal. Além disso, haverá a formação de recursos humanos altamente qualificados, preparados para atuar em uma região carente de tecnologias, mas com elevado potencial para produção animal. No âmbito nacional, a parceria entre as instituições UFVJM e Unimontes fortalece a educação superior brasileira. Essa colaboração busca consolidar um espírito associativo sólido, enraizado em uma história de mais de meio século e na formação de inúmeros discentes”.

Sobre o PPGZoo da UFVJM

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM foi recomendado pela Capes, em nível de Mestrado, segundo o Ofício 63-12/2007/CTC/CAA/CAPES, em 26 de julho de 2007, e teve sua primeira turma de acadêmicos matriculada em março de 2008. O PPGZoo traz como objetivos:

• Qualificar e preparar docentes, técnicos e profissionais de Zootecnia e áreas afins com o propósito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como enfoques principais a produção animal sustentável, segurança alimentar, bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental;
  • Melhorar a qualidade dos cursos de graduação, através da qualificação docente;
  • Auxiliar no atendimento da demanda regional, nacional e mundial da produção animal, através dos trabalhos de dissertação de mestrado;
  • Qualificar profissionais para a identificação de pontos críticos nas cadeias produtivas, dando subsídios à produção animal sustentável e possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de técnicas que contribuam para o avanço da produção animal regional, nacional e mundial.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZoo) da UFVJM aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social