Comunidade

Minuta sobre animais abandonados nos campi vai para consulta pública

publicado: 07/03/2024 15h15, última modificação: 08/03/2024 17h51
Comunidade, interna e externa, pode opinar a partir de hoje (7/3)

A UFVJM está propondo um plano de contingenciamento, prevenção e condução diante do aumento significativo de animais domésticos soltos e em proliferação em seus campi. Para isso, a comissão responsável pela construção do documento, acatando decisão do Conselho Universitário, está submetendo a minuta que institui o Plano de Manejo de Animais Errantes nos Campi da UFVJM à apreciação da comunidade interna e externa da UFVJM. A consulta pública começou hoje (7/3) e vai até o próximo dia 17 de março, por meio da plataforma Participa + Brasil, que pode ser acessada aqui.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da UFVJM e presidente da comissão, Celmo Aparecido Ferreira, a minuta considera todos os campi da universidade e, depois da consulta pública, deverá ser submetida ao Conselho Universitário (Consu) da UFVJM. “A fim de construir uma resolução participativa com o intuito de regulamentar as possíveis ações referentes aos animais sem dono, abandonados nos campi da UFVJM, foi elaborada uma minuta com o Plano de Manejo de Animais Errantes nos Campi da Universidade”, destaca Celmo.

Animais errantes

De acordo com a minuta, animais errantes são definidos como qualquer animal encontrado em local público e fora do controle de seus detentores, ou com fortes indícios de abandono. O documento destaca a preocupação com o bem-estar animal, apontando o risco sanitário para esses animais, que precisam de abrigo, alimento adequado, proteção e cuidados de saúde, além dos perigos de zoonoses e acidentes com a comunidade acadêmica.

“A proposta abrange diversas considerações legais, ressaltando os problemas crônicos nos campi universitários, a necessidade de um plano de manejo eficaz, a implementação de medidas preventivas, fiscalizações e penalidades”, explica o coordenador de Meio Ambiente da UFVJM.

Participe da consulta pública sobre a minuta que institui o Plano de Manejo de Animais Errantes nos Campi da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents