Oportunidade

Inscrições abertas para submissão de projetos nos Programas de Apoio à Extensão (Pibex) e Apoio à Cultura e Arte (Procarte)

publicado: 19/09/2024 18h00, última modificação: 19/09/2024 20h44
Prazo vai até as 17h do dia 18 de outubro de 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM publicou os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) – Edital 01/2025; e do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte) – Edital 02/2025. O prazo para submissão de projetos, para os dois editais, já está aberto e termina no dia 18 de outubro de 2024, às 17h. Todas as informações sobre os programas, como critérios para participação, valores de custeios e das bolsas, cronogramas, estão descritos nos editais disponíveis aqui.

De acordo com a Proexc, os editais Pibex e Procarte representam uma excelente oportunidade para que docentes e técnicos administrativos contribuam para o desenvolvimento social, cultural e artístico em nossa região, por meio de projetos de extensão e cultura. “A participação de nossos docentes e técnicos administrativos nesses programas é fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores que transformam realidades e impactam positivamente tanto o meio acadêmico quanto a comunidade em geral. O envolvimento da comunidade universitária é um pilar essencial para a consolidação de uma universidade mais conectada com as demandas sociais e culturais de nosso território”, argumenta a pró-reitoria.

A Proexc ressalta, ainda, sobre a importância do apoio financeiro para projetos e as bolsas dentro da universidade. “Incentivamos a todos que se inspirem e submetam suas propostas, aproveitando esta oportunidade de contribuir com o fortalecimento das políticas de extensão e cultura na UFVJM. O apoio financeiro e as bolsas oferecidas são recursos valiosos para viabilizar projetos de qualidade que geram impacto real em nossa sociedade. Contamos com a participação de vocês para juntos continuarmos a construir uma universidade cada vez mais inclusiva, inovadora e comprometida com o desenvolvimento sustentável de nossa região”, destaca.

PIBEX

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) tem como objetivo fomentar projetos que fortaleçam a relação entre a universidade e a comunidade externa, promovendo ações que gerem impacto social e melhoria da qualidade de vida em áreas como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, entre outras. Serão selecionados 110 projetos para 2025, que receberão apoio financeiro de até R$ 3 mil para a execução das atividades, além de uma bolsa mensal de R$ 400 para estudantes envolvidos nas propostas aprovadas.

PROCARTE

O Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte) busca incentivar iniciativas culturais e artísticas dentro da UFVJM, abrindo espaço para propostas que valorizem a produção artística regional, ampliem o acesso à cultura e promovam a diversidade cultural. Para este edital, serão contemplados 25 projetos culturais, que também contarão com até R$ 3 mil para execução e bolsas mensais de R$400 para estudantes.

Acesse aqui os editais Pibex e Procarte.

Por Diretoria de Comunicação Social