1ª Festa Literária Vale do Mucuri

publicado 19/09/2024 09h50, última modificação 19/09/2024 12h59
19 a 22 de setembro
19/09/2024 até 22/09/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Teófilo Otoni
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento 1ª Festa Literária

Nos próximos quatro dias, o município de Teófilo Otoni recebe a 1ª edição da Festa Literária Vale do Mucuri (Flim), que conta com o apoio da UFVJM, por meio do projeto de extensão Tramas. No período de 19 a 22 de setembro, vários espaços da cidade serão palco de feiras de livros, espetáculos, palestras, oficinas, shows e muitas outras atrações gratuitas e abertas a todos os interessados. A realização é do Instituto In-Cena, Ministério da Cultura e Governo Federal.

De acordo com os organizadores, os objetivos do evento são celebrar a literatura e a cultura, promover a diversidade e garantir acessibilidade e inclusão em todas as atividades do evento. “A Flim nasce como um abraço ao Vale do Mucuri, quando a palavra ganha asas e voa por entre montanhas e rios. Nesse encontro mágico, as vozes esquecidas encontram eco, e histórias guardadas no peito finalmente florescem. Cada livro aberto é uma janela para novos mundos, onde autores, leitores e artistas tecem juntos uma tapeçaria de diversidade e inclusão. A Festa Literária é um farol, iluminando caminhos de liberdade, celebrando o poder transformador da arte e revelando que, no coração da cultura, todos têm o direito de ser ouvidos”, explica Angela Pego, do Instituto In-Cena.

Nesse sentido, ainda conforme informações dos organizadores, a Flim será um espaço de valorização da literatura e de incentivo à cultura local e nacional. Escritores, livrarias, artistas e o público em geral encontrar-se-ão em um ambiente de trocas e descobertas, no qual o protagonismo será dado a autores negros, mulheres e talentos locais do Vale do Mucuri, mas conta também com artistas de várias partes do país.

Durante o evento serão distribuídos mais de 300 vales-livro para alunos da rede pública municipal de ensino, que terão a oportunidade de usá-los para adquirir exemplares na feira literária. Todos os espaços serão adaptados para garantir a participação de pessoas com deficiência, com estruturas acessíveis e tradução em Libras para as palestras e espetáculos.

Confira a programação completa da 1ª Festa Literária Vale do Mucuri (Flim) no perfil do Instituto In-Cena no Instagram.

Projeto registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM sob número 202203000741.

Por Diretoria de Comunicação Social