Acadêmico

Faculdade de Medicina da UFVJM é listada no Diretório Mundial de Escolas Médicas (WDOMS)

publicado: 03/07/2024 18h38, última modificação: 03/07/2024 19h00
Conquista abre novas oportunidades para os graduados pela FAMED realizarem residências médicas internacionalmente

A Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM, do Campus JK, em Diamantina (MG), recebeu o Sponsor Note da Education Commission for Foreign Medical Graduates – ECFMG (Comissão Educacional para Graduados Médicos Estrangeiros), e agora está listada no World Directory of Medical Schools - WDOMS (Diretório Mundial de Escolas Médicas). A inclusão foi feita no último dia 28 de junho, e teve como parte do processo o cumprimento de critérios, com envio de documentação comprobatória em diversas áreas: provas de credenciamento nacional, informações institucionais detalhadas, currículo, corpo docente, instalações e recursos, processos de admissão e avaliação, pesquisa e inovação, e parcerias e colaborações.

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com a representante discente na Congregação do Curso da Famed, a aluna Izabela Cajueiro Machado, o “requerimento de inclusão e o extenso trabalho de construção da documentação comprobatória foram realizados pela Direção da Famed, sob o mandato do diretor Danilo Bretas e vice-diretor Ronaldo Thomasini, em conjunto com os discentes e egressos da faculdade”.

Izabela explica que “o ECFMG é uma organização que avalia a prontidão de graduados médicos estrangeiros para ingressar em programas de residência nos EUA, enquanto o WDOMS é um banco de dados global que lista escolas médicas reconhecidas e credenciadas em todo o mundo”. Ela destaca que o WDOMS é a principal referência para instituições nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Dinamarca e Coreia do Sul.

“Para fazer a equivalência da graduação, os conselhos de Medicina desses países exigem que o médico tenha se formado em uma universidade reconhecida pelo diretório. Essa conquista abre novas oportunidades para os graduados pela Famed, pois permite que tentem residências médicas internacionalmente”, afirma Izabela.

Para a aluna, a conquista é “um marco significativo para nossa instituição, que reconhece a qualidade do ensino oferecido pela Faculdade de Medicina da UFVJM. E, com isso, os graduados da Famed poderão se candidatar a residências médicas internacionais, ampliando seus horizontes profissionais e adquirindo valiosa experiência internacional”.

Saiba mais sobre World Directory of Medical Schools e ECFMG.

Por Coordenadoria de Comunicação Social