Comunidade

Campus-sede é ocupado por estudantes da educação básica na Mostra de Profissões #VemPraUFVJM

publicado: 03/07/2024 10h53, última modificação: 03/07/2024 13h56
Última ação do evento repete sucesso das anteriores, levando cerca de 3,5 mil alunos a Diamantina

Imagem 1 - Mostra de Profissões VemPraUFVJM Diamantina
Alunos da educação básica saem de suas escolas e cidades para conhecer UFVJM (Fotos: Vinícius Reiser)

“Estamos abrindo as portas da universidade para vocês, alunos da educação básica, que em breve serão estudantes da UFVJM. Queremos mostrar o que é ser um estudante universitário, aumentando as possiblidades de pensarem no futuro e de verem o mundo de uma maneira que vocês nunca viram. Tudo isso para que tenham uma vida melhor! A universidade é de todos vocês; venham para a UFVJM!”. Com essas palavras, o reitor Heron Laiber Bonadiman recebeu os visitantes e abriu oficialmente a última ação da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM, realizada no Campus JK, em Diamantina, na última sexta-feira, 28 de junho.

Imagem 2 - Mostra de Profissões #VemPraUFVJM Diamantina
Abertura contou com presença da representante da Secretaria Municipal de Educação, Cíntia Fonseca; representante da Superintendência de Ensino, Luana Barcelos; vice-reitora, Flaviana Tavares; reitor, Heron Bonadiman; coordenador do evento em Diamantina, Nelcídio Geraldo Carneiro; diretora de Ensino da Prograd, Ana Cristina Lage; pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler (Foto: Vinícius Reiser)

Como nas ações anteriores, promovidas nos campi da universidade em Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, o evento no campus-sede foi um enorme sucesso. Toda a comunidade universitária, unidades acadêmicas, servidores e estudantes dos cursos dos campi de Diamantina envolveram-se na organização e preparação da ação e empenharam-se para receber os alunos visitantes e mostrar o que a universidade tem a oferecer, por meio de stands, demonstrações práticas, palestras, visitas a laboratórios e salas de aula.

Imagem 3 - Mostra de Profissões #VemPraUFVJM Diamantina
Mostra de Profissões no Campus JK repete sucesso das ações realizadas nos outros campi da UFVJM (Fotos: Vinícius Reiser)

O resultado foi um dia inteiro de encantamento e movimentação nunca antes vista. Cerca de 3.500 estudantes de 71 escolas de Diamantina e de outros 40 municípios da região, além de 2 distritos diamantinenses, ocuparam, literalmente, todo o espaço da Mostra de Profissões. “O Campus JK tornou-se o centro das atenções do Vale do Jequitinhonha na última sexta-feira. Geramos encantamento e pertencimento nos estudantes da educação básica. Nossa comunidade ficou muito feliz em receber os visitantes, e nossos estudantes engajaram-se bastante nas atividades”, comemora o pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler. “Não podemos nos esquecer do quão encantadores somos, do quão interessante a UFVJM é. Isso ficou claro no brilho dos olhos dos estudantes que estiveram no evento”, completa Sathler.

Imagem 4 - Mostra de Profissões VemPraUFVJM Diamantina
Encantamento tomou conta de quem visitou Campus JK na última sexta-feira (Fotos: Vinícius Reiser)

Áreas de visitação

Para a Mostra de Profissões, o Campus JK foi organizado e dividido por áreas de visitação, de acordo com o campo de conhecimento: Agrárias, Engenharias, Sistemas de Informação e Química, Engenharia Geológica e Reserva Arqueológica, Humanidades, Biblioteca e Saúde. Cada unidade acadêmica e cada curso prepararam-se para apresentar aos visitantes o que têm de destaque em termos de infraestrutura, equipamentos e atividades, assim como resultados de projetos de extensão e de pesquisa.

Imagem 5 - Mostra de Profissões VemPraUFVJM Diamantina
Registros gerais do evento (Fotos: Vinícius Reiser)

Evento traz oportunidade de experiência e integração

O coordenador do evento em Diamantina, pedagogo da Coordenação de Processos Seletivos (Copese), Nelcídio Geraldo Carneiro, explica que o #VempraUFVJM foi um evento construído por muitas mãos, principalmente dos servidores da Copese/Prograd, e que superou as expectativas dos organizadores e participantes. “Agradecemos a todos que se envolveram antes, durante e depois da realização do nosso evento e a todas as escolas que se esforçaram para promover um dia inesquecível aos estudantes. O objetivo de ampliar o nosso relacionamento com as escolas e oferecer aos visitantes a oportunidade de participar de uma experiência incrível na UFVJM foi plenamente alcançado. Dessa forma, conseguimos integrar servidores e acadêmicos da universidade com a comunidade de professores e estudantes da educação básica, disseminando informações e proporcionando uma experiência rica e marcante”, comemora o pedagogo.

A realização da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM em Diamantina fechou a 1ª edição do evento, que foi promovido entre os meses de abril e junho nas quatro cidades que abrigam campus da UFVJM - Janaúba, Teófilo Otoni, Unaí e Diamantina, contabilizando quase 7,5 mil visitantes às estruturas da universidade.

Acesse a galeria de fotos e confira o sucesso da Mostra de Profissões #VemPraUFVJM - Campus JK.

Acompanhe os melhores momentos do evento no canal da universidade no YouTube: UFVJM Oficial.

Por Coordenadoria de Comunicação Social