Curso de formação em elaboração de projetos culturais, arte e educomunicação

publicado 22/07/2024 19h37, última modificação 22/07/2024 19h37
de 2 a 6 de setembro
02/09/2024 13h00 até 06/09/2024 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Campus Janaúba
Visite o site do evento

Peça gráfica do Curso de formação em elaboração de projetos culturais, arte e educomunicação

O Campus Janaúba da UFVJM vai receber, de 2 a 6 de setembro, um curso gratuito de formação em elaboração de projetos culturais, arte e educomunicação. A ação, que tem carga horária total de 40h, integra o projeto Caminhos das Águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais. As inscrições vão até o próximo dia 10 de agosto e devem ser feitas de forma on-line, com preenchimento de formulário próprio. A confirmação de inscrição será divulgada no dia 13 de agosto, por meio do e-mail informado no formulário.

A atividade é uma ação do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) - Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a parceria local da UFVJM. O curso é gratuito e será realizado de forma presencial, de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h, e sexta-feira, das 8h às 14h. Para participar, é necessário ser maior de 16 anos, ser articulador ou fazedor artístico-cultural, artista, arte-educador ou educomunicador, com prioridade para pessoas ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Não há limite de idade para participação.

Entre os assuntos abordados, o curso traz: Arte como expressão de identidades, diversidade e acessibilidade; Ação ou intervenção a partir das artes: a experiência de artistas/educadores; Laboratório de audiovisual na escola - estudo de caso e exercícios de aprendizagem; Cultura alimentar - cultivando memórias através dos alimentos e Laboratório de contação de histórias - movimentando realidades, como tema extra.

Para o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, “a força desse projeto é sua conexão com territórios que denominamos de caminhos das águas, seguindo rotas de rios e afluentes nas cinco regiões do país, compreendendo a relação orgânica entre cultura e natureza como vital para a formação de repertórios, a realização de ações de arte e cultura e a elaboração de estratégias de comunicação com artistas, agentes culturais, educadores, professores, comunicadores e agentes sociais. Tais pessoas poderão fazer a diferença em suas comunidades e ambientes de atuação, dando sentido aos seus processos educativos e culturais como dimensões importantes para o desenvolvimento sustentável de seus próprios territórios”.

A diretora de Cultura da Pró-Reitoira de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, Rosiane Ribeiro Bechler, destaca que “a parceria estabelecida com o projeto Caminho das Águas é uma oportunidade fundamental para ampliar as redes de cultura e arte nos territórios de abrangência da universidade que, além de Janaúba, está presente em Teófilo Otoni, Unaí e Diamantina”.

De acordo com Rosiane, “a dimensão territorial abrangida pela UFVJM é, a um só tempo, nosso grande desafio e nossa maior potencialidade. Do ponto de vista das ações propostas pela DIC, saber-se presente nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do São Francisco é motivo de orgulho e muita responsabilidade na capilarização de ações que promovam as artes e as culturas em perspectiva transversal, política, formativa e democrática. E esse é um propósito que está diretamente alinhado ao disposto pelo projeto Caminho das Águas. Daí a nossa grande alegria e compromisso com a realização dessa formação”.

A UFVJM, por meio da Diretoria de Cultura da Proexc, viabilizará o transporte saindo dos campi de Diamantina, Unaí e Teófilo Otoni para os interessados em realizarem o curso em Janaúba. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail .

O projeto Caminho das Águas faz parte do programa Ohos d’água - Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura. Saiba mais sobre Programa Olhos d’água aqui.

Para participar do projeto Caminhos das Águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais, faça sua inscrição aqui.