Notícias

Formas de Ingresso

Aprovados no Sisu devem fazer matrícula de 2 a 7 de fevereiro

publicado: 01/02/2024 18h01, última modificação: 01/02/2024 18h01
Candidatos não selecionados para a chamada regular devem manifestar interesse em participar da lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (31/1) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos podem consultar o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.  Os selecionados para a chamada regular deverão realizar matrícula no período de 2  a 7 de fevereiro de 2024, para ingresso nos cursos de graduação da UFVJM no 1º e 2º semestres letivos de 2024. O processo de matrícula ocorrerá por meio digital e será realizado em 2 etapas, sendo a 1ª etapa a matrícula on-line e a 2ª etapa a confirmação de matrícula. Cabe aos candidatos convocados realizar os procedimentos relativos às etapas, nas datas estabelecidas no cronograma de matrícula, que consta no edital de matrícula Sisu/UFVJM, que pode ser acessado aqui.

Neste ano, o Sisu contou, somente, com uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Foram ofertadas vagas para início previsto das aulas no primeiro semestre e, também, para o segundo semestre de 2024. Os candidatos selecionados foram convocados na chamada regular (1ª Chamada) de acordo com o limite das vagas ofertadas para cada semestre. As vagas foram preenchidas segundo a ordem de classificação, conforme as notas obtidas pelos candidatos, por curso, dentro de cada um dos grupos de inscritos, até o limite de vagas de cada semestre.

Todas as informações necessárias sobre o processo de matrícula, como prazos e documentos, estão detalhadas no edital de matrícula Sisu/UFVJM, que pode ser conferido aqui. Outras informações podem ser solicitadas para a Coordenação de Processos Seletivos (Copese), pelo endereço de e-mail ou pelo telefone (38) 3532-1277.

Para 2024, a UFVJM está oferecendo 1.958 vagas, para entrada no primeiro e no segundo semestres letivos. As vagas estão divididas entre 44 cursos de graduação presenciais e distribuídas nos 5 campi da instituição: 1.136 em Diamantina, 450 em Teófilo Otoni, 220 em Janaúba e 152 em Unaí. 

Lista de Espera

O candidato que não foi selecionado na chamada regular do Sisu deve manifestar interesse em participar da lista de espera, até o próximo dia 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso. Diferente dos anos anteriores, em 2024 a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Após a chamada regular (1ª Chamada), se houver vagas não preenchidas e tempo hábil para inserir novos registros de matrículas nos sistemas, a UFVJM fará outras chamadas, por meio digital, com base na Lista de Espera disponibilizada pelo MEC. As datas previstas para essas outras chamadas estão disponíveis no Cronograma de Matrícula disponibilizado no edital de matrícula Sisu/UFVJM (Anexo I).

As chamadas provenientes da Lista de Espera serão divulgadas apenas no portal da UFVJM, na página do processo seletivo, que pode ser acessada aqui. 

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social