Ensino, Pesquisa e Extensão

Aberta temporada 2024 de esporte e lazer do Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer da UFVJM (OPPEL)

publicado: 14/03/2024 18h13, última modificação: 14/03/2024 18h13
Ações começam no próximo dia 19 de março

Está aberta a Temporada Off-line de Esporte e Lazer OPPEL 2024, que oferecerá diversas opções de práticas corporais para toda a comunidade, interna e externa, da UFVJM. A ação é realizada pelo projeto de extensão Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL), do Departamento de Educação Física da UFVJM, do Campus JK. As atividades do projeto começam no próximo dia 19 de março e estendem-se até o dia 20 de dezembro deste ano.

Texto em destaque:
Confira a programação. Arco & Flecha: terça-feira, das 10h às 12h, no gramado ao lado da Educação Física (Campus JK).
501 Dardos: terça-feira, das 10h às 12h, no gramado ao lado da Educação Física (Campus JK).
X² Frescobol: quinta-feira, das 10h às 12h, no ginásio poliesportivo (Campus JK).
Fut-Tênis2x2: quinta-feira, das 10h às 12h, no ginásio poliesportivo (Campus JK).
Espinhaço Sub (apneia & snorkeling): última quinta-feira do mês, das 9h às 11h30, nas águas do Espinhaço.
Basquete 3 x 3: sexta-feira, das 10h às 12h, no poliesportivo (Campus JK).
EuJogo Escolas: sexta-feira, das 8h30 às 11h30, no Complexo de Práticas Corporais da Educação Física (Campus JK).
EuJogo no Vale: sexta-feira, 8h30 às 11h30, no Complexo de Práticas Corporais da Educação Física (Campus JK).
O²Trekkcycling Club: Sábado (1 por mês), das 8h às 12h, nas trilhas do o Espinhaço.
Clique na imagem para amplia-la.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor do Departamento de Educação Física, Leandro Batista Cordeiro, as ações do OPPEL buscam contribuir para o bem-estar dos sujeitos envolvidos, mediante práticas corporais diversas, como esportes e jogos, na perspectiva da fruição qualitativa do lazer, como importante dimensão da vida humana. “Consideramos que as ações do OPPEL são importantes para os sujeitos participantes, sejam da comunidade externa ou interna da UFVJM, porque criarão oportunidades concretas para a fruição qualitativa do lazer e, para além disso,  permitirão que tais sujeitos  compreendam a relevância das práticas corporais em seu cotidiano, como experiência de lazer,  dimensão fundamental da vida humana na contemporaneidade”, destaca Leandro.

Para o ano de 2024 o OPPEL desenvolverá as seguintes ações:

- EuJogo UFVJM: Vivências esportivas e de outras práticas corporais, enquanto experiências de lazer: Arco e Flecha e Dardos (Terça: 10h-12h, no gramado lateral ao prédio da Educação Física); Frescobol e FutTênis (Quinta: 10h-12h, no ginásio do Campus JK); Mergulho de Superfície (última Quinta do mês: 9h-11h30); Basquete 3x3 (Sexta: 10h-12h, no ginásio do Campus JK). A ação EuJogo UFVJM tem como público-alvo a comunidade externa e interna da UFVJM, com idade mínima de 18 anos.

- EuJogo Escolas: Vivências esportivas e de outras práticas corporais, enquanto experiências de lazer para estudantes do ensino médio de escolas públicas ou privadas, vinculadas à SRE Diamantina. Essa ação tem como público-alvo alunos e alunas matriculadas no ensino médio, em instituições escolares vinculadas à SRE Diamantina.

- EuJogo no Vale: Vivências esportivas e de outras práticas corporais para integrantes de projetos esportivo-sociais de Diamantina ou de outros municípios do Alto e médio Jequitinhonha. Essa ação tem como público-alvo integrantes de projetos esportivo-sociais, na faixa etária entre 10 e 17 anos.

- O2 TrekCycling Club: Caminhada ou ciclismo orientado no meio urbano e rural de Diamantina (Aos sábados, das 8h-12h, uma vez por mês). Essa ação tem como público-alvo a comunidade externa e interna da UFVJM, com idade mínima de 18 anos, ou menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis.

O projeto conta com a seguinte equipe:

Leandro Batista Cordeiro - Professor do Departamento de Educação Física da UFVJM e coordenador do OPPEL
Bruno Benício de Oliveira Mello - aluno colaborador
Emanuel Rodrigues Pinheiro - aluno colaborador
Crislene de Jesus Passos - aluno colaborador
Aline Iane Nunes Martins - aluno colaborador
Matheus Felipe dos Santos Pereira - aluno colaborador

Para mais informações sobre o projeto, acompanhe o perfil do OPPEL no Instagram.

Por Coordenadoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents