Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM recebe estudantes estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado

publicado: 03/05/2023 16h40, última modificação: 03/05/2023 16h40
Alunos recebem bolsas de estudo por meio de programa de mobilidade e cooperação internacional

Neste primeiro semestre de 2023, a UFVJM recebeu oito estudantes estrangeiros selecionados na primeira edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Os intercambistas aprovados no edital para a UFVJM vieram do Haiti, Honduras, Moçambique e República Dominicana, e são beneficiados com bolsas de estudo para o período de sua formação nos seguintes programas: Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Produção Vegetal (PPGPV) e Ciências Farmacêuticas (PPGCiFarm).

A equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFVJM tem ficado responsável pela recepção dos estudantes e prestado todo apoio necessário quanto aos procedimentos de matrícula, documentação junto à Polícia Federal, além de informações de moradia em Diamantina e dicas culturais sobre a cidade.

UFVJM recebe estudantes estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado - Imagem 1
Alunos estrangeiros são recepcionados pela servidora da DRI, Gislene Batista, e recebem brindes oferecidos pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) e Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead) - Foto: Arquivo DRI

A recepção dessa primeira turma de estudantes estrangeiros contou ainda com uma visita guiada à Biblioteca do Campus JK, em Diamantina, para conhecer seus sistemas e espaços físicos.

UFVJM recebe estudantes estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado - Imagem 2
Viviane Pedrosa, servidora da Biblioteca do Campus JK, recebe intercambistas - Foto: Arquivo DRI

Uma comissão composta por professores da área de línguas estrangeiras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) também está envolvida na recepção dos alunos, trabalhando no acolhimento inicial em relação ao ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) e Língua de Acolhimento.

UFVJM recebe estudantes estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado - Imagem 3
Recepção organizada pela Comissão de Acolhimento ao Estudante Estrangeiro, composta por docentes da FIH das áreas de Inglês, Espanhol e PLE - Foto: Arquivo DRI

UFVJM recebe estudantes estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado - Imagem 4
Aula de conversação em PLE ministrada pela coordenadora pedagógica do Núcleo de Línguas da UFVJM, professora Érika Vieira - Foto: Arquivo DRI

O edital do GCUB-Mob oferece bolsas para estudantes estrangeiros interessados em cursar mestrado ou doutorado em instituições brasileiras. O êxito do programa é resultado das ações de internacionalização da UFVJM, por meio da cooperação internacional promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Ainda nesta edição do GCUB-Mob, a UFVJM receberá, no segundo semestre, outros cinco alunos estrangeiros para os programas de pós-graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN), Estudos Rurais (PPGER) e Biologia Animal (PPGBA).

 

Por Diretoria de Comunicação Social