Notícias

Oportunidade

UFVJM divulga editais de programas de iniciação científica e tecnológica

publicado: 03/05/2023 11h48, última modificação: 03/05/2023 11h48
Propostas de projetos devem ser submetidas até 18/6

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM, por meio da Diretoria de Pesquisa (Dirpe) e Comissão de Iniciação Científica (CICT), divulga três editais para os interessados em ingressar nos programas de iniciação científica e tecnológica em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq).

O período de submissão de propostas de projetos já está aberto e segue até o dia 18 de junho, através do formulário on-line disponibilizado no e-Campus. As propostas devem ter prazo de execução estabelecido em 12 meses, e será aceita somente uma inscrição por orientador, que deve pertencer ao quadro efetivo de docentes ou técnicos administrativos em Educação (TAE’s) da UFVJM.

As bolsas, cuja responsabilidade de repasse é do CNPq, têm previsão para serem implementadas em 1º de setembro de 2023, com vigência até 31 de agosto de 2024. A mensalidade cobre períodos de concessão do benefício igual a 30 dias, durante o período de 12 meses. O resultado parcial da seleção será divulgado no portal da UFVJM no dia 7 de agosto.

Contribuir para a formação e incentivar talentos

Dentre os objetivos gerais do PIBIC PIBITI, estão: contribuir para a formação de talentos humanos para a pesquisa e inovação; possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação; qualificar discentes para ingresso nos programas de pós-graduação; estimular pesquisadores a engajarem discentes de graduação no processo investigativo, otimizando sua capacidade de orientação, entre outros.

No edital que contempla alunos do ensino médio (PIBIC-EM) estão entre os objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da rede pública e escolas privadas de aplicação; facilitar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade; identificar potenciais estudantes com perfil para pesquisa científica e tecnológica; estimular o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e qualificar estudantes para a inserção na graduação, além de possibilitar maior interação entre a pesquisa no ensino médio com a da graduação.

Editais

Todos os detalhes sobre os programas e inscrição podem ser acessados nos respectivos editais, que podem ser acessados nos links a seguir:

 

Por Diretoria de Comunicação Social