Institucional

Progep promove curso de liderança para gestores da UFVJM e de instituições públicas da região

publicado: 04/05/2023 16h04, última modificação: 04/05/2023 16h04
Encontro foi realizado de 24 a 27/4, no Campus JK, e reuniu 21 participantes

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFVJM acaba de promover o curso “Liderança como Essência da Gestão”, ministrado pela professora Heila Magali da Silva Veiga, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de capacitar gestores da UFVJM e de instituições públicas da região. A ação foi realizada no Campus JK, em Diamantina, no período de 24 a 27 de abril, com a participação de servidores da UFVJM, Prefeitura de Diamantina e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Participaram do curso ministrado pela professora Heila Magali, da UFU, 21 gestores: 12 da UFVJM, 8 da Prefeitura de Diamantina e 1 do IFNMG (Foto: Graciele/Divisão de Capacitação e Desenvolvimento)

A iniciativa faz parte do plano de trabalho firmado entre a UFVJM e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para oferta de capacitação pelo Programa Enap em Rede, e é coordenada pela Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas da Progep, através da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD). O retorno dos participantes foi muito positivo e demonstrou a importância desse tipo de ação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores que estão ocupando cargos de gestão.

O pró-reitor de Administração da UFVJM, Alcino de Oliveira Costa Neto, conta que o curso enfatizou a importância das habilidades de comunicação, feedback e empatia para o sucesso na liderança, proporcionando ferramentas práticas para aprimorá-las. “Pude compreender a relevância de entender o perfil comportamental das pessoas para solucionar problemas e gerenciar equipes de forma eficiente. O destaque dado à melhoria na comunicação interna e nos relacionamentos entre lideranças e subordinados foi um ponto crucial para mim. Afinal, acredito que um ambiente de trabalho saudável e produtivo é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Com toda certeza, recomendo o curso para todos os gestores da UFVJM, bem como para aqueles que desejam se tornar gestores. Acredito que essa capacitação é uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional e proporciona uma visão mais abrangente sobre a importância da liderança na gestão de uma organização”, afirma o pró-reitor.

Também participante do encontro, o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno Leite Dias, destaca a importância da ação: “Em nome do município de Diamantina, agradecemos a parceria com a UFVJM e Enap em proporcionar aos servidores do município a participação no curso. Foi essencial para desenvolver as habilidades de liderança para contribuir com a gestão pública e melhorar as realizações pessoais de forma a proporcionar melhores serviços para comunidade”.

Para o chefe de gabinete do IFNMG - Campus de Diamantina, Marciene Lourenço, o curso foi muito proveitoso. “Conseguimos observar e destacar a importância da liderança e aprimorá-la no ambiente de trabalho, junto das pessoas com quem convivemos no dia a dia”, relata.

Por Diretoria de Comunicação Social