Cultura

publicado: 27/10/2023 16h54, última modificação: 31/10/2023 08h17
Até hoje na ativa, médico diamantinense atuou desde início do curso de Odontologia, em 1955

UFVJM presta homenagem ao centenário do ex-professor Dr. José Aristeu de Andrade - imagem 1

Ao lado de diversas instituições de Diamantina, a UFVJM celebra os 100 anos do diamantinense Dr. José Aristeu de Andrade, que fez parte da primeira turma de professores do curso de Odontologia, logo no início da fundação da Faculdade de Odontologia de Diamantina, em 1955.

O professor ocupou a cadeira de Fisiologia, ministrando aulas para o 1º ano do curso, e durante muito tempo contribuiu com a formação de centenas de jovens, muitos cirurgiões-dentistas que trabalharam ou ainda hoje trabalham em diversas partes do Brasil e do mundo, inclusive aqui mesmo como professores da universidade.

Considerado o médico de maior idade em exercício profissional no Brasil, o Dr. José Aristeu deixou sua marca em todos os lugares em que trabalhou. E assim foi na Faculdade de Odontologia de Diamantina, atual UFVJM, lembrado como um professor sério, dedicado e competente.

Nas palavras emocionadas e agradecidas de dois ex-alunos e ex-professores do curso de Odontologia, a UFVJM homenageia o Dr. José Aristeu de Andrade pelos seus 100 anos de vida!

“Diamantina vive hoje um momento muito especial. Nosso decano da medicina, Dr. José Aristeu de Andrade, está completando 100 anos de idade! Eu tive a felicidade de ter sido seu aluno no primeiro ano do curso de Odontologia, na disciplina de Fisiologia. Um professor altamente disciplinado, elegante na maneira de transmitir o conteúdo, que sempre aliava a fisiologia ao humanismo dentro das profissões de saúde. Muitos profissionais estranham o conhecimento que tenho de fisiologia humana. E sempre questionam: como você sabe tanto fisiologia? Eu resumo dizendo: tive o privilégio de ter sido aluno do professor José Aristeu de Andrade! Como colega dentro da faculdade, a partir de 1964, quando comecei a trabalhar como docente, sempre me espelhava na conduta dele, na maneira de se apresentar, de ouvir e responder os alunos. Isso tudo foi um aprendizado. Então, eu carrego dentro da minha bagagem de formação profissional esse espelho de verdadeiro mestre que o Dr. José Aristeu nos faz mirar. E tenho ainda o privilégio de ser um amigo muito especial dele e de sua família. Que Nossa Senhora dê ainda muita saúde ao professor José Aristeu, e que Diamantina possa sempre se orgulhar de ter esse filho tão notável que deixa a sua marca de um verdadeiro educador e médico não só para Diamantina, como para Minas Gerais e para a academia a qual ele pertence. Abraços, professor José Aristeu.”.

Márcio Gonçalves

“Foi com muita alegria que recebi o convite para dirigir algumas palavras ao nosso estimado e queridíssimo professor José Aristeu de Andrade, pessoa com quem eu tive oportunidade de conviver na década de 70. Mas antes disso, eu já o conhecia e conhecia sua fama como médico e como uma pessoa que sempre prestou os seus serviços ao próximo com dedicação e seriedade. Meus pais tinham uma amizade grande com ele, e tive a oportunidade de ser também colega da filha dele, Dra. Heloísa Andrade, hoje cardiologista. Na década de 70, fui aluno do professor José Aristeu na disciplina de Fisiologia. Um professor austero, digno, competente, sério, responsável, extremamente ético e que se dedicava ao seu mister com muita profundidade e alegria. E com certeza, no ano em que passei convivendo diretamente com o professor José Aristeu como seu aluno, tenho inúmeras recordações e sou muito grato a ele. Posteriormente, nós sempre nos encontrávamos nas situações do dia-a-dia. Depois de muito tempo, muito trabalho e muitas realizações em prol da comunidade de Diamantina e de toda a região, ele deixa um legado muito bonito, muito importante. Sabemos que, no seu centenário, ele tem a consciência tranquila do que fez e do que representa para todos nós. Eu sou muito grato ao professor José Aristeu e desejo a ele muitas alegrias nesses seus 100 anos de vida! Muito obrigado, professor, pelos reparos.”.

Fernando Borges Ramos

Programação especial

A UFVJM é parceira da Prefeitura e Câmara Municipal de Diamantina e da Santa Casa de Caridade na organização de uma programação especial em comemoração aos 100 anos do Dr. José Aristeu de Andrade. Confira:

UFVJM presta homenagem ao centenário do ex-professor Dr. José Aristeu de Andrade - imagem 2
Programação especial em homenagem aos 100 anos do Dr. José Aristeu de Andrade

Por Coordenadoria de Comunicação Social