Institucional

UFVJM participa de seminário para fortalecimento de instituições federais de ensino superior em Brasília

publicado: 27/10/2023 14h24, última modificação: 30/10/2023 10h14
Evento foi uma iniciativa do MEC e apresentou exemplos de projetos e ações de sucesso

O reitor da UFVJM, professor Heron Laiber Bonadiman, representou a universidade no Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O seminário foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), e apresentou projetos e ações que alcançaram bons resultados e que podem contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento das Ifes. A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Mara Francisco; presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura; e diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira.

Durante os dois dias de evento, foram apresentados aos reitores e gestores participantes 14 projetos inspiradores, em diferentes linhas e temas importantes como extensão; ensino; retenção e evasão de alunos; dados e ferramentas de gestão; desafios da transformação ecológica; Lei da Inovação; entre outros. Houve também espaço para interação entre os participantes, em que foram discutidas temáticas sensíveis às instituições de ensino como recomposição orçamentária e os desafios da oferta de novas vagas nos cursos de ensino superior.

Para o reitor da UFVJM, professor Heron Laiber Bonadiman, participar do seminário foi uma oportunidade única de conhecer as boas práticas e experiências já realizadas em outras instituições e discutir com os demais gestores assuntos comuns às Ifes. “O seminário propiciou que experiências exitosas de gestão acadêmica fossem discutidas por todas as instituições federais de ensino superior presentes. Isso representou um ganho para a UFVJM, com a possibilidade de implementarmos novos sistemas, processos de gestão acadêmica, de inovação e transformação energética, para que possamos avançar em nossos indicadores e propiciar melhorias institucionais”, destaca o reitor.

Acompanharam o reitor no evento em Brasília a assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Maria de Lourdes Santos Ferreira, e a coordenadora de Comunicação Social da UFVJM, Marina Lindsay dos Santos.

Reitor Heron representa UFVJM no seminário. Na foto, ao lado da coordenadora geral institucional substituta da Sesu/MEC, Marta de Souza Costa; secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; coordenadora de Comunicação Social da UFVJM, Marina Lindsay dos Santos; diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes do MEC, Tânia Mara Francisco; e assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM, Maria de Lourdes Santos Ferreira (Foto: Arquivo pessoal)

Comitiva em Brasília

Na mesma semana, a comitiva da UFVJM em Brasília participou do encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do evento de lançamento do programa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com as universidades públicas. Além disso, foram realizadas visitas à Câmara dos Deputados, na busca de apoio parlamentar para indicação de emendas, com apresentação das principais demandas de financiamento da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social