Notícias

Institucional

Debate público sobre educação do campo conta com participação de representantes da UFVJM

publicado: 30/10/2023 17h13, última modificação: 31/10/2023 08h19
Encontro foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

No último dia 23 de outubro, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu um debate público sobre educação do campo, com a participação de especialistas em três mesas temáticas, parlamentares e representantes de diferentes entidades. O evento contou também com a presença do reitor da UFVJM Heron Laiber Bonadiman, na mesa de abertura, e dos professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC), Ivana Cristina Lovo e Clebson Souza de Almeida.
 
O objetivo do evento foi debater os desafios e o fortalecimento da educação do campo no estado. Como integrante da mesa de abertura, o reitor da UFVJM ressaltou a importância e defendeu o pleno funcionamento e continuidade da modalidade educacional. “A UFVJM tem atuação em todo o norte e noroeste de Minas Gerais, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. Assim, temos uma responsabilidade muito grande com os alunos da Educação do Campo. Devemos garantir lugar de estudo e condições para que os estudantes possam dar sequência à sua formação”, destacou Heron.

Debate público sobre educação do campo conta com participação de representantes da UFVJM - Imagem 1
Em sua fala na mesa de abertura do debate público, reitor da UFVJM defende funcionamento e continuidade da educação do campo (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

Mesas temáticas, participação da LEC-UFVJM e desdobramentos

As mesas temáticas do debate público abordaram a contextualização e diversidade da Educação do Campo; políticas públicas; demandas educacionais dos sujeitos do campo e marcos legais.

A professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM Ivana Cristina Lovo participou como expositora da Mesa 2 - Políticas públicas para a educação do campo e destacou a necessidade de se contemplar as peculiaridades dessa modalidade de estudo, como a reforma agrária e o direito à terra, a agroecologia e a segurança alimentar. “Qualquer política que formos pensar tem que ter o diálogo entre tudo isso”, pautou Ivana Lovo. A especialista defendeu também a reversão do fechamento de escolas do campo e o fim da “crueldade” com crianças que levantam de madrugada e ficam horas no transporte escolar ou adolescentes que não conseguem fazer o sexto horário do Novo Ensino Médio porque moram longe da escola.

Também participante do evento, o professor Clebson Souza de Almeida (LEC-UFVJM) citou as políticas públicas da União, como Programa Universidade Para Todos (Prouni) e programa de livros didáticos, como exemplos que poderiam ser adaptados para as Escolas Família Agrícola (EFAs).

Debate público sobre educação do campo conta com participação de representantes da UFVJM - Imagem 2 Debate público sobre educação do campo conta com participação de representantes da UFVJM - Imagem 3
Professores Ivana Cristina Lovo e Clebson Souza de Almeida (LEC-UFVJM) deixam importantes contribuições no debate público (Fotos: Sarah Torres / ALMG)

Ao final de debate, representantes da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG e da Secretaria de Estado de Educação (SEE) anunciaram que vão trabalhar em lei para equiparar a Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) à escola pública. De acordo com informações da assessoria de comunicação da ALMG, o assessor de Relações Institucionais da SEE, Fernando Pinheiro, comunicou que buscará meios para criar um instrumento perene que estenda direitos da educação pública à educação do campo. Para que isso se viabilize, afirmou que vai conversar com a deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da comissão, com o deputado Leleco Pimentel e com a área técnica da SEE sobre as alterações necessárias na legislação.

Homenagem durante a cerimônia

Durante o debate público sobre educação do campo, o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, recebeu uma homenagem, aprovada na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, pela sua eleição e nomeação para a Reitoria no quadriênio 2023-2027.

Debate público sobre educação do campo conta com participação de representantes da UFVJM - Imagem 4
Reitor da UFVJM recebe homenagem na ALMG. Na foto, com deputado federal Padre João; deputado estadual Leleco Pimentel; deputada estadual Beatriz Cerqueira e deputado federal Rogério Correia (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

A deputada Beatriz Cerqueira aproveitou o momento para convidar os participantes para prestigiar a homenagem aos 18 anos da UFVJM, que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 9 de novembro, às 19h.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social