Notícias

Formas de Ingresso

UFVJM oferece Especialização em Engenharia Pública para impulsionar carreiras no setor público

publicado: 25/05/2023 18h19, última modificação: 25/05/2023 18h19
Interessados devem se inscrever de 19/6 a 2/7; aulas começam no segundo semestre acadêmico de 2023

A UFVJM oferece oportunidade de especialização para quem possui formação superior, preferencialmente nas áreas de Engenharia e afins, ou é profissional de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, autarquias e secretarias relacionadas ao meio ambiente. Trata-se do curso de Especialização em Engenharia Pública, que vai formar especialistas aptos a atuar de forma estratégica e eficiente na gestão de projetos e obras públicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso será oferecido na modalidade semipresencial, com encontros mensais presenciais no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, e aulas on-line. Possui carga horária total de 795 horas, oferecendo um conteúdo abrangente e atualizado, com duração programada de 24 meses. Serão ministradas disciplinas como Orçamento e Políticas Públicas; Engenharia Econômica; Introdução ao BIM; Licitações e Contratos; Planejamento Urbano e Rural; Regularização de Imóveis; Planejamento, Gestão e Controle de Obras Públicas; Energias Renováveis; Mobilidade; Acessibilidade; Geocidades; Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio, entre outras. 

É importante ressaltar que o curso é autofinanciável, com investimento mensal de R$ 500 por discente. A primeira parcela deve ser paga no ato da matrícula, por meio de boleto bancário. 

O prazo para inscrição é de 19 de junho a 2 de julho, e as aulas estão previstas para terem início no segundo semestre letivo de 2023. 

De acordo com a coordenação do curso, a Especialização em Engenharia Pública possui uma importância significativa para os profissionais que desejam atuar no setor público, pois fornece conhecimentos técnicos especializados e habilidades específicas para lidar com os desafios e demandas presentes nesse campo. Dessa forma, a Especialização em Engenharia Pública é uma oportunidade valiosa para os profissionais que desejam ampliar suas perspectivas de carreira, contribuir para o setor público e impactar positivamente a sociedade. Ao adquirir conhecimentos especializados, habilidades de gestão e uma visão abrangente dos desafios e oportunidades do setor, os especialistas em engenharia pública estarão preparados para enfrentar os complexos desafios da infraestrutura e serviços públicos, proporcionando um ambiente melhor e mais eficiente para todos”, completa a coordenadora do curso, Jakelyne Viana Coelho.

Confira todas as informações sobre a Especialização em Engenharia Pública da UFVJM no edital.

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato através do e-mail engpublica.icet@ufvjm.edu.br. Siga o Instagram @engenhariapublicaicet e fique por dentro das novidades, eventos e informações sobre o curso.

 

Por Diretoria de Comunicação Social