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Programas de iniciação à docência da UFVJM são contemplados com novas bolsas

publicado: 25/05/2023 21h42, última modificação: 25/05/2023 21h42
Aumento das cotas de bolsas traz benefícios aos discentes das licenciaturas e docentes da Educação Básica

Os programas de iniciação à docência da UFVJM - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) - que iniciaram uma nova edição em outubro de 2022 foram contemplados com a concessão de novas bolsas, por meio da segunda chamada dos Editais Capes nº 23 e 24/2022, divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

O Pibid foi contemplado com mais 120 cotas de bolsas, totalizando 264 bolsas para os estudantes dos cursos de licenciatura da UFVJM. Para o PRP, foram destinadas mais 15 cotas de bolsas para estudantes-residentes, chegando a 165 bolsas implementadas. Além das cotas para os estudantes das licenciaturas, os projetos institucionais foram contemplados com 66 cotas de bolsas para professores da educação básica, supervisores e preceptores do programa que estão atuando nos subprojetos. 

As atividades dos programas começaram a ser desenvolvidas em outubro de 2022 e seguem até março de 2024, abrangendo 20 escolas-campo no âmbito municipal e estadual, distribuídas em diversos municípios de abrangência da UFVJM. As bolsas ofertadas permitirão aos discentes contemplados a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas, ao longo de toda a sua formação inicial. Além disso, a ação contribui para o aperfeiçoamento da formação de professores nos cursos de licenciaturas, a partir da relação entre universidade e escolas da educação básica, com a promoção de uma ampla rede de colaboração. 

Os programas de iniciação à docência são constituídos pela relação interinstitucional entre a UFVJM, Capes e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com a participação de bolsistas dos seguintes cursos da universidade: Licenciatura em Educação do Campo (LEC), Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Biologia, Pedagogia presencial e EaD, Educação Física, Matemática, História, Geografia e Química. 

Pibid e PRP

O Pibid visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Já o PRP tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. 

Esses programas compõem a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e têm como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas brasileiras de educação básica.

 

Por Diretoria de Comunicação Social