Assistência Estudantil

Proace convoca beneficiários de auxílio-alimentação para retirar tickets na próxima semana

publicado: 25/05/2023 10h41, última modificação: 25/05/2023 10h41
Restaurante Universitário do Campus do Mucuri começará a funcionar em 5/6

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) informa que os discentes classificados no Edital nº 03/2023/PROACE/UFVJM para o recebimento do benefício Alimentação no Restaurante Universitário (RU) devem comparecer à Proace Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, na próxima semana para a retirada dos tickets que dão acesso ao restaurante. A entrega será nos dias 29, 30 e 31 de maio.

Os estudantes do turno diurno classificados para receber café da manhã e almoço ou somente almoço devem retirar o ticket de acesso na Proace das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Já os alunos do turno noturno classificados para receber jantar devem comparecer no setor das 18h às 21h.

O benefício Alimentação no Restaurante Universitário vai alcançar cerca de 400 alunos sociovulneráveis do Campus do Mucuri. “Os discentes classificados no edital receberão passe livre para se alimentar, por meio de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), devidamente aprovado pelo Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (Cace) da UFVJM”, explica a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Jussara de Fátima Barbosa Fonseca.

A assistente social do Campus do Mucuri, Amanda de Sousa Andrade Ribas, também fala sobre o benefício: “O objetivo é atender os discentes assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), proporcionando melhores condições de permanência na universidade através de uma alimentação diversificada e balanceada, observando os padrões de qualidade e segurança alimentar. O Restaurante Universitário se constitui como um importante espaço de convivência, integrando ações de alimentação, saúde e inclusão social”.

Funcionamento e adaptações

O Restaurante Universitário do Campus do Mucuri tem previsão de abrir as portas no próximo dia 5 de junho. As refeições serão servidas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: café da manhã, das 6h30 às 8h; almoço, das 11h às 14h; e jantar, das 18h às 20h. Além dos alunos beneficiados, atenderá toda a comunidade acadêmica e colaboradores da UFVJM e também pessoas da comunidade externa que estiverem no campus.

Jussara Fonseca ressalta que foram feitas todas as adaptações exigidas pela vigilância sanitária, emitidos os alvarás e licenças de funcionamento e realizada licitação para definir a empresa responsável pelo fornecimento das refeições.

Atendimento às garantias estabelecidas pelo Pnaes

A pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis destaca também que a UFVJM vem atendendo todas as garantias previstas nos programas de assistência estudantil que se baseiam principalmente no tripé moradia - transporte - alimentação.

“Os alunos dos campi de Diamantina contam com a Moradia Estudantil Universitária e com o programa Intertranspor; os de Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí recebem auxílio-aluguel em pecúnia e o auxílio-manutenção, que ajuda no custeio de alimentação e transporte. É importante informar que a Prefeitura de Janaúba destina a todos os estudantes o passe livre. No município de Teófilo Otoni, o meio passe já é também uma realidade, e os discentes do Mucuri atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil da UFVJM terão o complemento do meio passe, que garantirá a gratuidade do transporte que os leva ao campus. Os discentes do Campus Unaí beneficiados pelos programas da Proace/UFVJM também receberão o meio passe para o transporte até o campus e já são contemplados pelo auxílio-aluguel. Em relação à alimentação, o Campus do Mucuri vai receber agora o Restaurante Universitário, e o do Campus JK, em Diamantina, deve ser entregue à comunidade no final de 2024. Só faltam os campi Janaúba e Unaí para serem agraciados com a perspectiva de terem um RU e, se depender da nossa gestão, esse sonho também se tornará realidade”, comenta Jussara Fonseca.

Confira todas as informações sobre o Edital nº 03/2023/PROACE/UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social