UFVJM aprova Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024 - 2028

publicado: 30/11/2023 18h08, última modificação: 01/12/2023 16h38
Documento foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consu)

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 da UFVJM foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consu) no último dia 24 de novembro. O documento, agora, passa para a fase de diagramação para ser publicado no portal da UFVJM. O PDI é um instrumento que norteia o planejamento institucional, no qual estão definidos os referenciais estratégicos institucionais como missão, visão de futuro, valores, bem como os objetivos institucionais, acompanhados de indicadores e metas. No documento consta a forma como a UFVJM atuará ao longo dos próximos cinco anos, baseada no seu compromisso social como instituição de ensino superior público de qualidade, nos objetivos que almeja e nos valores que a norteiam.

Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, é importante destacar a forma coletiva de construção do documento e a dinâmica do posterior acompanhamento das ações: “Temos em mãos o documento que vai nortear a nossa gestão para os próximos anos. Foi construído de maneira coletiva, responsável e com a possibilidade objetiva de acompanhamento das ações, com a previsão de janelas de alteração de algumas métricas e das metas projetadas”.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Darliton Vinicios Vieira, “primando por um processo transparente, democrático e participativo, o Plano 2024-2028 é resultado de um esforço conjunto que envolveu comissões, grupos de Trabalho (GT), demais atores da comunidade universitária e comunidade externa. No decorrer de sua elaboração, foram realizadas diversas consultas públicas, as quais somaram mais de 5 mil participações, o que demonstrou o envolvimento e engajamento da participação social na construção desse documento”.

O pró-reitor explica que a elaboração do novo documento teve o modelo ForPDI como diferencial. “Essa metodologia permite realizar o acompanhamento em tempo real das metas estabelecidas e realizadas. O módulo ForPDI é integrante da Plataforma FOR, software resultante de pesquisas desenvolvidas pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)”.

Assim, de acordo com Darliton, “através dessa ferramenta informatizada, toda a comunidade poderá acompanhar a qualquer tempo os objetivos, indicadores e metas constantes no PDI da UFVJM e como estão seus níveis de medição em relação ao que foi planejado e aos resultados”.

Saiba mais sobre o PDI e seu processo de elaboração aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social