Ensino, Pesquisa e Extensão

Aluno da UFVJM recebe prêmio de melhor dissertação da Sociedade Brasileira de Zootecnia

publicado: 30/11/2023 15h49, última modificação: 30/11/2023 15h49
João Inácio Gomes Vieira conquistou o prêmio pela dissertação “Identificação e anotação funcional de variantes associadas a genes candidatos para perfil de ácidos graxos em bovinos”

A dissertação de mestrado do, agora, egresso do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO), João Inácio Gomes Vieira, conquistou o prêmio "Nicolau Athanassof" de melhor dissertação de mestrado do ano de 2022 realizado pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ). A dissertação intitulada Identificação e anotação funcional de variantes associadas a genes candidatos para perfil de ácidos graxos em bovinos é fruto de um trabalho desenvolvido durante os dois anos de mestrado, que contou com a orientação do professor Lucas Lima Verardo e com a coorientação da professora Ana Fabrícia Braga Magalhães (PPGZOO/UFVJM) e Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) / Gado de Leite.

De acordo com o orientador da pesquisa, professor Lucas, a pesquisa envolveu o estudo da integração de dados das diversas ômicas (genômica, proteômica e transcriptômica) via redes gênicas, de processos biológicos e fatores de transcrição. “O estudo apresentado, além de ter uma importância prática para a cadeia produtiva da carne e do leite, identificando regiões genômicas associadas ao perfil de ácidos graxos em bovinos, está na vanguarda do melhoramento genético animal, usando bancos de dados genômicos para melhor anotação de genes/proteínas relacionados a características de importância econômica via redes gênicas aliadas a dados de sequenciamento”, detalha Lucas.

O professor destaca que tal estudo só foi possível graças a parceria com a Embrapa Gado de Leite. “Há mais de 5 anos realizamos trabalhos e projetos de pesquisa financiados em conjunto com os pesquisadores da Embrapa. E, graças a essa parceria Embrapa-UFVJM, tivemos acesso aos dados de sequenciamento com alta qualidade de duas raças localmente adaptadas (caracu e pantaneiro). Assim, a partir de um compilado de estudos de ômicas, conseguimos nesse estudo ter uma visão holística dos possíveis mecanismos genéticos relacionados ao perfil de ácidos graxos em bovinos”, ressalta Lucas.

O resultado da premiação foi divulgado ontem (29/11) no Instagram da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Os prêmios serão entregues durante a cerimônia de abertura da 58ª Reunião da SBZ, que acontecerá em Cuiabá, em agosto de 2024.

A pesquisa tem número de inscrição 312021 na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFVJM)

Por Coordenadoria de Comunicação Social