Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM apresenta caderno didático do Pibid Educação Física como estratégia pedagógica

publicado: 03/11/2023 16h58, última modificação: 03/11/2023 16h58
Material visa, especialmente, a enriquecer formação inicial de professores

Capa do caderno didático lançado pelo Pibid Educação Física/UFVJM

Jogos na Escola: trilhas e partilhas do Pibid Educação Física/UFVJM. Este é o nome do caderno didático lançado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso, como estratégia pedagógica e esforço contínuo de enriquecer a formação inicial de professores, as vivências dos escolares e os diálogos com as escolas que recebem a proposta.

No material, são enfatizados os jogos pedagógicos, favorecendo o brincar e as ideias nascidas na universidade e levadas à escola, com o aprendizado comum entre professores, escolares e experiências. “O Pibid é um programa potente para estabelecer vínculos, construir possibilidades e qualificar a formação de futuros professores. Interessa-nos, sobretudo, destacar o valioso ensino do componente curricular Educação Física, entre as suas diferentes manifestações e riquezas”, explica uma das organizadoras do caderno didático, Cláudia Mara Niquini, professora do curso de Educação Física da UFVJM.

De acordo com os organizadores, a criação do caderno didático tem o objetivo de partilhar conhecimentos, experiências e materiais produzidos pelo Pibid Educação Física/UFVJM, destacando o papel transformador da universidade e programas dessa natureza. “Assim, movidos pela alegria e pelo prazer, apresentamos esse caderno com alguns jogos que podem ser recriados ‘ao sabor e saber’ dos próprios professores e/ou jogadores”, completa a professora Cláudia Niquini.

A equipe organizadora do caderno didático, que pode ser lido, visto e experimentado pelos interessados, é formada pelas professoras da UFVJM Cláudia Mara Niquini e Juliana Nogueira Pontes Nobre e pelos professores da rede estadual de Minas Gerais Guilherme Pereira Drumond e Whentony Soares Ferreira.

Conheça o caderno didático Jogos na Escola: trilhas e partilhas do Pibid Educação Física/UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents