Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 07/11/2023 10h30, última modificação: 07/11/2023 10h30
Ramificação do TCC de Lucas dos Santos Sousa, do curso de Letras, também já foi premiada na Sintegra

Trabalho de Conclusão de Curso de aluno da UFVJM ganha exposição fotográfica na Espanha 01
Travessias do Sertão é uma exposição fotográfica realizada a partir de TCC do aluno da UFVJM Lucas dos Santos Sousa

Uma ramificação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Por entre serras e varjas, matas e campinas: a cartografia do amor de Riobaldo por Diadorim em Grande Sertão: veredas”, do aluno da UFVJM Lucas dos Santos Sousa, do curso de Letras Português/Espanhol, acaba de dar origem à exposição fotográfica Travessias do Sertão. Realizada em parceria com o artista mineiro Wágner Pena, a exposição fica em cartaz em Madri, capital da Espanha, de 9 de novembro a 3 de dezembro.

Essa não é a primeira vez que o TCC do aluno da universidade chama a atenção do público. Outra variação da sua pesquisa já foi destaque na Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM. Em 2021, o trabalho “Os caminhos do sertão: palavras, sons e imagens: o encontro do clássico, grotesco e popular no romance roseano”, também em parceria com Wágner Pena, recebeu menção honrosa no Prêmio de Inserção Regional Ana Terezinha Mesquita, na 7ª Sintegra.

Trabalho de Conclusão de Curso de aluno da UFVJM ganha exposição fotográfica na Espanha 02
Certificado de menção honrosa a uma variação da pesquisa do aluno da UFVJM Lucas dos Santos Sousa

Quem é o aluno premiado

Lucas dos Santos Sousa é bacharel em Humanidades pela UFVJM e atualmente cursa Letras Português/Espanhol. Vindo do estado do Pará há oito anos, vivencia intensamente a universidade: foi bolsista no antigo Pibid Ler & Ser; voluntário no projeto Café Literário; monitor na unidade curricular Teoria da Literatura I; bolsista no projeto de extensão Jornal Vozes Femininas; bolsista no projeto de pesquisa Acervo Musical do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina/MG – Pão de Santo Antônio; residente pedagógico; membro discente do Colegiado dos cursos de Letras (2020-2023). Hoje é presidente da Atlética Universitária do curso e diretor de Comunicação da Associação dos Professores de Espanhol de Minas Gerais (Apemg). Parceiro de Lucas nos trabalhos premiados, Wágner Pena é reconhecido pelo seu trabalho artístico e sensibilidade em retratar os costumes, manifestações populares e modos dos povos do Alto Vale do Jequitinhonha.

Travessias do Sertão

Trabalho de Conclusão de Curso de aluno da UFVJM ganha exposição fotográfica na Espanha 03

De acordo com os artistas, a exposição Travessias do Sertão é um acervo imagético transfigurado do TCC de Lucas Sousa. “É um registro histórico, memorial e artístico das pessoas do Jequitinhonha que emprestam suas histórias dando identidade ao Vale. Algumas pessoas que foram registradas em nosso projetos já faleceram e, para muitas famílias, os registros fotográficos são os únicos que restaram da imagem dessas pessoas e ajudam a reforçar o que elas foram em vida, bem como suas trajetórias construídas com muito trabalho”, explica Lucas.

O aluno comemora o sucesso que o trabalho conquistou: “Levar uma exposição que nasce dentro da UFVJM, que registra pessoas na sua simplicidade interiorana, para um dos maiores centros de arte do mundo não é somente uma conquista, mas uma prova de que a universidade pública no Brasil tem um compromisso sério com a ciência, com o fazer acadêmico e com a arte como mecanismo de humanização do homem”.

Travessias do Sertão conta com o apoio institucional da Embaixada do Brasil, Grupo Arte e Casa do Brasil. A inauguração será na próxima quinta-feira, 9 de novembro, às 19h, na Galeria do Colegio Mayor Universitario, em Madri, e a exposição segue em cartaz até 3 de dezembro.

Por Coordenadoria de Comunicação Social