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STI comunica mudanças na operação de serviço de nuvem oferecido pelo Google

publicado: 05/04/2023 16h38, última modificação: 05/04/2023 16h38
Aquisição de novas licenças e normatização do uso de armazenamento buscam minimizar restrições

Peça gráfica de divulgação - Google Workspace

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFVJM informa que acaba de concluir o processo de aquisição de novas licenças Google Workspace For Education Edição Plus e a publicação de uma resolução sobre a normatização do uso de armazenamento pela comunidade acadêmica. As ações fazem parte do empenho do setor em minimizar as restrições impostas pela plataforma Google desde 2021, garantir o direito de uso a todos e oferecer outros benefícios. 

O serviço foi contratado por meio de parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Google e traz novidades, além da ampliação do armazenamento em 150TB em dados. O recurso de videoconferência Meet, por exemplo, teve um aumento no número de participantes nas reuniões virtuais para até 250 pessoas simultaneamente, com gravações e transmissões ao vivo com até 100 mil visualizadores. Outros recursos, como perguntas e respostas, enquetes e salas temáticas também foram implantados na nova versão adquirida pela STI. 

Considerando o cenário atual em que o armazenamento oferecido pelo Google é limitado, a STI e a gestão da UFVJM normatizaram a utilização do serviço a fim de definir cotas de uso e critérios de armazenamento em nuvem, garantindo assim direito e disponibilidade de acesso a toda a comunidade acadêmica. A Resolução nº 02 - CGIRC, de 22 de julho de 2022, traz todas essas definições.

Diante da limitação de armazenamento informada pelo Google, a STI concluiu o processo de aquisição de licenças adicionais, garantindo assim um armazenamento total de aproximadamente 160TB de dados para a UFVJM. Estamos empenhados em conseguir mais armazenamento, mas é necessário que os usuários do sistema façam uma gestão de uso do espaço efetiva, consciente, racional e institucional, para que o acesso seja equiparado para todos. Isso vale para todas as ferramentas da plataforma, principalmente Google Drive e Fotos”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Thiago Mendes Borges. “A transparência na prestação dos serviços é extremamente valiosa; portanto a STI tem a responsabilidade de fazer uma boa gestão para garantir a qualidade e disponibilidade dos serviços a toda a comunidade acadêmica”, finaliza Thiago. 

Limites e restrições do Google

Em agosto de 2020, a STI disponibilizou a versão gratuita da plataforma de colaboração e produtividade do Google (G Suite for Education) à comunidade acadêmica, fruto de ações iniciadas quase 1 ano antes, como a criação da Conta Institucional UFVJM, que possibilita um único login e senha para os sistemas mantidos pela STI, além de prover integração com outros que necessitarem. 

Porém, no final de 2021, a plataforma passou por diversas mudanças comerciais e restrições, como alteração da nomenclatura (Google Workspace Education Fundamental); limite de salas no Meet para 100 participantes e remoção de transmissão ao vivo; encerramento do recurso de gravação; limite de armazenamento para 100TB. 

Agora, com a aquisição das novas licenças e com a normatização do uso de armazenamento, a equipe da STI espera contar com a colaboração da comunidade acadêmica para que o serviço de nuvem oferecido pelo Google possa atender a todos.

 

Por Diretoria de Comunicação Social