Notícias

Institucional

Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2023 está disponível para consulta da comunidade

publicado: 05/04/2023 18h14, última modificação: 05/04/2023 18h14
Edição deste ano aborda planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas e políticas de gestão

Capa do Relatório de Autoavaliação Institucional 2023
Capa do Relatório de Autoavaliação Institucional 2023

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFVJM informa que o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2023 ano-base 2022, referente à segunda etapa do Ciclo Avaliativo 2022-2024, já está disponível em sua página eletrônica e convida a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para conhecer os resultados da avaliação interna da instituição.

Seguindo a metodologia da Nota Técnica nº 65/2014 do Inep, que prioriza eixos específicos em cada etapa do ciclo, a edição deste ano aborda planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas e políticas de gestão. Esse processo interno e contínuo de avaliação da universidade é coordenado e articulado pela CPA, observando as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior (Conaes) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2023, “a autoavaliação é uma ferramenta fundamental para que as instituições possam refletir criticamente sobre a sua própria realidade, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria e desenvolver um plano de ação para aprimorar sua atividade e gestão”. O que complementa o presidente da CPA, Ângelo Danilo Faceto: “Trata-se de uma importante fonte de informações sobre a UFVJM, bem como sobre os pontos fortes e as fragilidades da instituição nas dimensões avaliadas”.

Também segundo o documento, “com base nos resultados obtidos nas avaliações, desenvolvemos um plano de ação para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da gestão institucional, garantindo assim a excelência da nossa instituição e o atendimento aos critérios de qualidade exigidos pelo Sinaes”.

Conheça o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2023 ano-base 2022.

 

Por Diretoria de Comunicação Social