Concluídas instalações de sistemas fotovoltaicos nos Campi Janaúba e Unaí

publicado: 06/04/2023 15h24, última modificação: 06/04/2023 15h24
Além de economia, usinas poderão promover estudos e pesquisas sobre fontes alternativas de energia

A equipe da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFVJM informa que foram concluídas as instalações dos sistemas fotovoltaicos nos Campi Janaúba e Unaí, em mais um importante passo rumo à sustentabilidade e eficiência energética da instituição. Além de considerável economia, as usinas fotovoltaicas poderão promover estudos aplicados e servir de pesquisa sobre fontes alternativas de energia para alunos da graduação e pós-graduação da universidade.

As usinas possuem mais de 3.782 m² de módulos fotovoltaicos e totalizam a potência de geração de 370 kilowatt-pico (KWp). Com isso, irão alimentar os laboratórios, salas de aula e bibliotecas dos dois campi, promovendo uma economia anual de 100% em relação ao consumo de energia elétrica. A partir de agora, os custos na fatura serão apenas de demanda contratada (disponibilidade de energia) e de iluminação pública.

Além disso, o crédito de geração excedente da usina solar do Campus Janaúba será compensado na fatura de energia elétrica do Campus I, em Diamantina, gerando 65% de economia. Por sua vez, o excedente do Campus Unaí será compensado no Campus JK, também em Diamantina.

A equipe informa também que as instalações das usinas fotovoltaicas do Campus JK e do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, foram concluídas e estão aguardando o processo de liberação de acesso junto à Cemig.

Usina fotovoltaica instalada no Campus Janaúba

Prédio da Biblioteca - Campus Janaúba Prédio de salas de aula - Campus Janaúba
Prédio da Biblioteca                                                                                                         Prédio de salas de aula
(Fotos: Francisco Tiago)