Institucional

Cursos da UFVJM participantes do Enade 2021 receberão renovação do reconhecimento

publicado: 04/04/2023 16h58, última modificação: 04/04/2023 16h58
Todos os 14 cursos avaliados alcançaram conceitos suficientes/satisfatórios

Indicadores de qualidade
Clique aqui para ampliar a imagem

Fonte: Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC)

A Procuradoria Educacional Institucional da UFVM informa que os 14 cursos da universidade avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 alcançaram o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) suficiente/satisfatório (nota 3 ou mais) e terão suas portarias de renovação do reconhecimento divulgadas até o final deste ano. Além disso, a UFVJM conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC).

As duas notícias positivas foram obtidas a partir dos resultados referentes ao Ciclo Avaliativo II do Enade 2021, divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A procuradora educacional institucional da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, avalia que, a partir dos resultados do IGC divulgados, a UFVJM teve uma discreta variação nos três últimos IGCs. “Em 2018, o IGC Contínuo foi de 3,24; em 2019, subiu para 3,37; e em 2021, para 3,39. Em todos esses anos, o IGC Faixa, pela forma de arredondamento, foi de 4. Destaca-se também que, por três anos consecutivos, a UFVJM ficou na posição 12 entre as 17 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) mineiras.

Dentre os cursos oferecidos na UFVJM, foram avaliados, no grau acadêmico bacharelado, os de Educação Física e Sistemas de Informação. Em relação à licenciatura, foram avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática presencial e EaD, Pedagogia e Química presencial e EaD.

CPC e IGC

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é um indicador de qualidade abrangente que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. É constituído por oito componentes agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos. As dimensões são as seguintes:

I - Desempenho dos Estudantes: mensurado a partir das notas dos estudantes concluintes no Enade;

II - Valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso: mensurado a partir dos valores do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);

III - Corpo Docente: baseado em informações obtidas a partir do Censo da Educação Superior, referente ao ano de aplicação do Enade, sobre a titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos avaliados;

IV - Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo: obtida por meio do levantamento de informações relativas à organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, a partir das respostas obtidas com a aplicação do Questionário do Estudante.

Já o Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador de qualidade da instituição, calculado a partir dos conceitos obtidos pelos cursos de graduação nos CPCs e pelos conceitos Capes dos cursos de pós-graduação (stricto sensu). O IGC leva em consideração as seguintes informações:

a) Notas contínuas de Conceitos Preliminares de Curso referentes aos cursos de graduação avaliados no triênio 2017-2018-2019, considerando o CPC mais recentemente publicado para cada curso;

b) Número de matrículas nos cursos de graduação (estudantes cursando ou formandos no ano de referência do CPC);

c) Conceitos dos cursos de mestrado e doutorado atribuídos pela Capes na última avaliação divulgada oficialmente;

d) Número de matrículas nos cursos de mestrado e doutorado, conforme base de dados oficial encaminhada pela Capes ao Inep.

Conheça mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior e acesse os resultados divulgados pelo Inep.

Por Diretoria de Comunicação Social