Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Sindicalização de trabalhadores rurais em Diamantina é tema de livro lançado por egresso da UFVJM

publicado: 06/12/2023 17h49, última modificação: 07/12/2023 11h00
Publicação é fruto de pesquisa desenvolvida durante mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais

 Capa do livro
Capa do livro Trabalhadores, terra, sindicato: sindicalismo rural em Diamantina - MG (1970-1985)

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM, Túlio Henrique Pinheiro, que atualmente está como professor substituto no curso de Bacharelado em Ciências Humanas (BCH/UFVJM), lançou o livro Trabalhadores, terra, sindicato: sindicalismo rural em Diamantina - MG (1970-1985). A obra é resultado das pesquisas desenvolvidas por Túlio durante o mestrado no PPGER e aborda a sindicalização de trabalhadores rurais em Diamantina, no período entre 1970 até 1985, além de temas relacionados à formação do espaço rural diamantinense, a questão da terra e do trabalho. O livro foi publicado pela editora Dialética.

De acordo com o autor, entre 1970 até 1985 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diamantina assumiu significativa importância no meio rural do município. “Trabalhou-se com a hipótese de que o movimento de sindicalização para o segmento de trabalhadores rurais, ocorrido em Diamantina, tenha trazido mudanças nos modos de vida e de trabalho dos trabalhadores rurais, gerando uma relação proximal dos trabalhadores para com o sindicato. Diante disso, desenvolveu-se a temática desse estudo buscando investigar os determinantes da relação trabalhadores rurais e sindicato, tomando como ponto de partida o processo de sindicalização”, detalha Túlio.

O egresso explica que a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma combinação de fontes, trabalhando com documentação administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Diamantina; fontes jornalísticas do Jornal Voz de Diamantina; e trabalho de campo, com produção de fonte oral, por meio da orientação teórico-metodológica da história oral.

“Confirmou-se a hipótese de que a sindicalização para o segmento de trabalhadores rurais em Diamantina promoveu mudanças nos modos de vida e de trabalho desse segmento. Os trabalhadores formularam significados de relevância para o sindicato na sua atuação frente à intermediação na prestação de assistência ao trabalhador rural, que consistiu em benefícios relativos à assistência médica, odontológica e a garantia da aposentadoria, entre outros”, conclui Túlio sobre a pesquisa.

O livro conta com 356 páginas e pode ser adquirido no site da Editora.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social